Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes são premiados no Canguru de Matemática Brasil 2020

Estudantes são premiados no Canguru de Matemática Brasil 2020

por Comunicação publicado: 31/07/2020 11h10, última modificação: 31/07/2020 11h18

Na 12ª edição brasileira da maior competição de Matemática do mundo, o Concurso Canguru de Matemática, três estudantes dos cursos técnicos Integrado do IFMG – Campus Governador Valadares conquistaram medalhas de ouro, bronze e menção honrosa.

Ao todo, 34 alunos do ensino médio do instituto se inscreveram e 25 participaram efetivamente. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as provas foram aplicadas de forma online, no dia 23/06. Composto por 30 questões objetivas divididas em fáceis, médias e difíceis, o exame teve duração de duas horas. A resolução era individual, sem consulta a materiais, familiares, colegas ou professores, e também não foi permitido o uso de calculadoras e afins.

Critério de classificação e premiação

A correção ficou a cargo da equipe geral do concurso. As premiações levaram em consideração um critério cruzado (como todos os anos). Assim, todas as escolas tiveram 10% de seus alunos participantes, por nível, premiados. Não houve uma classificação geral como ocorrem em todos os anos. A classificação foi apenas entre os alunos da própria escola.

Suporte dos mestres

Todos os alunos do ensino médio integrado do Campus têm a oportunidade de participar do projeto "Treinamento para as Olimpíadas de Matemática", proposto e conduzido pelos professores Ana Catarina Cantoni, Bruno Bragança e Deise Borel. Devido à suspensão das atividades presenciais, em março, por causa da pandemia, as atividades do grupo vêm sendo realizadas de maneira remota através da plataforma Google Sala de Aula.

Confira a seguir o depoimento dos estudantes premiados

“É gratificante ter meu gosto e dedicação pela matemática sendo refletidos nessa conquista. Gostaria de agradecer o apoio e incentivo dos professores da instituição que contribuíram para a realização da olimpíada.” (Rafhael Freitas Cupertino, 2º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho/TST - medalha de ouro)

“Estou muito feliz por ser medalhista no Canguru de Matemática e ver meu esforço, dedicação e paixão pela matemática sendo recompensados. Também deixo meu agradecimento aos professores Bruno, Ana Catarina e Deise pelo ‘auxílio 24 horas’, pelo incentivo e oportunidade de realização da olimpíada”. (André Martins Pereira, 2º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho/TST - medalha de bronze)

“É de grande felicidade conseguir atingir esse meu objetivo de ser premiado na Olimpíada Canguru. Eu gostaria de agradecer à instituição e, especialmente, aos professores Ana Catarina, Bruno e Deise pela organização da turma de preparação olímpica, que foi uma enorme ajuda.” (Giovanni Girelli, 3º ano do curso técnico integrado em Edificações/TED - menção honrosa)

Conheça mais sobre a competição

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

Trata-se da maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. No Brasil, o concurso é realizado desde 2009. Site oficial