Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes visitam edificação com certificação LEED - Gold

Estudantes visitam edificação com certificação LEED - Gold

publicado: 30/05/2018 10h25, última modificação: 30/05/2018 10h37

Alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares visitaram o Espaço Lar Verde Lar. Trata-se da primeira edificação sustentável com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) da cidade. A atividade ocorreu no dia 19 de maio e foi realizada por meio da disciplina Recursos Energéticos. A visita durou cerca de duas horas. O funcionário Felipe Talloni apresentou todos os recintos, tecnologias empregadas e histórico da obra.

Professor Valcimar Andrade, responsável pela disciplina, ressalta a importância de o País investir em tecnologia limpa e os ganhos da experiência para os discentes. "O Brasil precisa avançar e muito nos aspectos de tecnologia construtiva e de sustentabilidade. Levar os alunos a uma edificação modelo é extremamente importante, pois é possível ter contato com muitas tecnologias abordadas em sala de aula como geração fotovoltaica, telhado verde, ventilação cruzada, bandeja de luz, iluminação zenital, aproveitamento de água da chuva, iluminação LED. E também por poder demonstrar que é possível construir com menor impacto durante a obra e com maior sustentabilidade. Além disso, como esse campo está em franca expansão no Brasil, os estudantes podem perceber oportunidades de emprego e negócios".

Conhecimento sustentável

Na disciplina Recursos Energéticos os alunos tem contato com os aspectos básicos das diversas fontes energéticas (renováveis e não-renováveis), noções de eficiência energética e conservação de energia, planejamento e política energética e por fim, edificações sustentáveis. Neste último tópico os estudantes podem analisar, enquanto futuros gestores ambientais, como melhorias de projeto, uso de novas tecnologias e materiais podem afetar consideravelmente a sustentabilidade de uma edificação. Além de primar pela redução de consumo de energia e água, uma edificação sustentável vai além, precisa ser economicamente viável (retorno aos empreendedores), socialmente justa e culturalmente aceita (contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas).

O IFMG-GV, por meio do professor Valcimar, tem construído nos últimos anos uma parceria com o Espaço Lar Verde Lar desde a fase de construção, envolvendo visitas e palestras. Desta forma os alunos que passam pela disciplina tem uma oportunidade importante de visita técnica. Futuramente as turmas dos cursos técnicos em edificações e meio ambiente serão contempladas.

Saiba mais!

A LEED é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações no que diz respeito a aspectos de sustentabilidade. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os projetos que buscam a certificação LEED são analisados em algumas dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que uma vez atendidos, garantem pontos à edificação. São quatro níveis de certificação: Certificado, Silver, Gold e Platinum. São definidos conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos.