Notícias
Estudo do IFMG-GV sobre a dengue na zona urbana do município integra obra da COP30
O projeto “Determinação da suscetibilidade espacial à dengue, na zona urbana de Governador Valadares (MG), utilizando a integração entre sistemas de informação geográfica (SIG) e análise multicritério” desenvolvido no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares, integra o e-book Ações de Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, lançado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30)
A publicação reúne 57 projetos de Extensão e Inovação desenvolvidos por instituições da Rede Federal que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e evidencia o papel das instituições públicas na construção de soluções sociais e ambientais para o país. Com versões em português e inglês, é oriunda de edital de 2024 elaborado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em parceria com a Setec/MEC e o Fórum de Desenvolvimento Institucional (FDI) do Conif. O lançamento aconteceu no dia 12 de novembro, durante evento internacional, na Green Zone da COP30, na cidade de Belém, no Pará.
Sobre a pesquisa
Conduzido pela egressa Ísley Braga de Andrade, da segunda turma do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG-GV, sob a orientação do professor Arnaldo José Cambraia Neto, o projeto foi selecionado por meio do Edital 57/2022 - Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa, com fomento da FAPEMIG.
Durante o trabalho, foi desenvolvido um modelo para identificação dos níveis de susceptibilidade para a reprodução do Aedes aegypti, vetor da dengue, a partir de informações ambientais e sociais na zona urbana de Governador Valadares. Estas informações passaram por um processo de julgamento de pesos por meio do Método de Análise Hierárquica (AHP) e foram incorporadas a um Sistema de Integração Geográfica (SIG), sendo validadas a partir da incidência dos casos confirmados de dengue nos distritos sanitários, nos últimos cinco anos.
As variáveis apresentadas no estudo foram eficientes para diagnosticar as zonas mais susceptíveis ao Aedes aegypti na cidade e fornece indicativos para tomada de decisão aos gestores da saúde pública no combate mais eficiente do vetor e, consequentemente, na redução dos casos de dengue.
Como produtos do projeto, além do relatório, foram gerados o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante e um artigo científico, ainda em fase de avaliação.
“O melhor e mais valioso resultado deste trabalho é ver que ele pode chegar para muitas pessoas e inspirar novos estudos, além de poder contribuir para comunidade”, afirma o professor Arnaldo Cambraia. De acordo com Ísley Braga de Andrade, o estudo apresenta grande relevância ao realizar uma análise espacial da suscetibilidade à Dengue na zona urbana de Governador Valadares (MG) e contribui para a compreensão dos fatores que influenciam o surgimento e a propagação da doença, além de fornecer subsídios ao planejamento em saúde pública e por servir como referência para futuros estudos.
Acesse aqui o e-book: https://repositorio.ifmg.edu.br/items/1b54129d-a89e-4aef-9e14-da78965bcd76
