Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento na praça aproxima IFMG-GV da comunidade

Evento na praça aproxima IFMG-GV da comunidade

Professores, alunos e técnicos administrativos apresentaram os cursos e algumas ações de pesquisa e extensão do campus. Uma pesquisa foi realizada para sondar o interesse da população nos cursos ofertados e identificar novas demandas
publicado: 08/06/2017 12h02, última modificação: 05/06/2018 10h13

A Praça dos Pioneiros, na região central da cidade, foi palco para o diálogo entre o IFMG – campus Governador Valadares e a comunidade. A aproximação se deu por iniciativa da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares que promoveu a 2ª Feira da UFJF-GV na manhã do dia 2 de junho.

Na oportunidade, a população pôde conhecer um pouco mais sobre os cursos do Instituto conversando diretamente com professores, alunos e técnicos administrativos. Os cursos de graduação em Engenharia de Produção (bacharelado) e Gestão Ambiental (tecnólogo) e técnico em Segurança do Trabalho apresentaram equipamentos, banners, pesquisas, entre outros materiais. Também marcou presença no evento a empresa júnior do campus, a SGE Consultoria Jr.

Confira fotos no Flickr do Campus.

Pedro Henrique Nunes, 16 anos, interessou-se em aprender como ajudar o próximo numa situação de emergência. “Eu sabia mais ou menos sobre primeiros socorros; aqui no estande aprendi alguns procedimentos como, por exemplo, monitorar o batimento cardíaco de uma pessoa que esteja passando mal, e também a posição correta para fazer a massagem cardíaca”. Pedro ficou animado ao conhecer o IFMG já que pretende atuar profissionalmente na área ambiental.

Primando pelo compromisso de promover a inclusão, o IFMG disponibilizou durante todo o evento atendimento na Língua Brasileira de Sinais por meio da servidora Vanessa Reis, intérprete de Libras do campus Governador Valadares.

A auxiliar de atendimento Patrícia Del Pappa é surda e soube do evento pelas redes sociais de deficientes auditivos que participa. “Sempre sonhei em cursar uma faculdade, mas como geralmente nas instituições de ensino da cidade não tem intérprete fica muito difícil, na verdade impossível porque arcar com um profissional é muito caro. Estou contente em saber dos cursos do IFMG e mais ainda por saber que lá tem uma intérprete de Libras para auxiliar os estudantes”.

O diretor de ensino do IFMG destaca a importância das duas instituições federais de educação do município atuarem juntas em prol da sociedade. “Nossa intenção é somar esforços com a UFJF-GV não só na divulgação de cursos, parcerias em eventos, projetos de pesquisa, mas também de nos aproximarmos mais da comunidade. A ideia agora é que a gente traga esse tipo de encontro de maneira que a população perceba os cursos que nós temos, dê opinião sobre novas demandas e conheça as atividades além do ensino, que são a pesquisa e a extensão. E também saber que tanto a UFJF quanto o IFMG estão em Valadares disponíveis para resolver a problemática local, seja econômica, social e ambiental”.

Durante o evento também foi feita uma pesquisa para identificar a demanda da comunidade por novos cursos tendo em vista a atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG.