Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-alunos do IFMG têm desempenho acima da média nacional no Enem 2023
conteúdo

Notícias

Ex-alunos do IFMG têm desempenho acima da média nacional no Enem 2023

Mais de 1,5 mil estudantes do Instituto, egressos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio fizeram o Exame. Média geral de notas ficou acima da média nacional, com destaque para Redação e Matemática.
publicado: 04/02/2024 20h31, última modificação: 05/02/2024 10h08

Mil quinhentos e oitenta e seis estudantes do IFMG, concluintes do 3º ano do ensino médio - cursos técnicos integrados - fizeram o Enem em 2023. Entre eles, 1.375 - ou seja, 87% - obtiveram notas superiores à média nacional, que foi 542,4. O bom desempenho dos estudantes perpassa as disciplinas do Exame como um todo, com destaque para áreas como Matemática e Redação, e pode ser observado nas cinco regiões de Minas em que o Instituto atua.

Considerando as notas dos estudantes em todas as disciplinas, a média no IFMG foi de 613,8 pontos, representando 13% a mais que a média geral nacional. Da mesma forma, as médias obtidas pelo IFMG foram maiores do que a nacional do Enem em todas as áreas avaliadas pelo Exame, ressaltando Redação e Matemática, em que os egressos do IFMG alcançaram, respectivamente, 21,5% e 18% a mais que a média geral do país.

É o caso do Gabriel Aguiar, recém-formado técnico em Segurança do Trabalho no Campus Governador Valadares e que alcançou a maior nota de Matemática entre os egressos do Instituto. “Quando entrei no IFMG muitas portas se abriram para minha evolução na Matemática, com as aulas mais aprofundadas, exercícios mais difíceis e olimpíadas científicas. Isso me ajudou bastante a alcançar os 889,7 pontos”, afirma.

Média das notas dos egressos do IFMG no Enem 2023

Média das notas dos egressos do IFMG no Enem 2023

"Sobre os resultados, nossa análise é que foram excelentes. Temos mais de 80% dos estudantes com nota média acima da média dos participantes, ou seja, 4 a cada 5 se destacam em nível nacional”, comenta Tiago Dias, diretor de processos seletivos de estudantes do IFMG. Além do esforço dos discentes, esse desempenho é também consequência da dedicação dos professores. O próprio Gabriel Aguiar cita um exemplo: “Nosso Campus sempre buscou parcerias com professores de redação para palestras, aulas direcionadas e correções. Isso sem dúvidas me ajudou a alcançar os 920 pontos, tendo em vista que não sou muito bom escrevendo.”, avalia.

“O IF foi essencial para me formar não só como técnico, mas também como indivíduo, que aprendeu a ouvir e ver o mundo fora da minha bolha e entender realidades e pontos de vista diferentes”.
Vitor Ventura, ex-aluno do Campus Ipatinga

Maior nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias, Iasmim Felix, egressa do curso técnico integrado em Administração, também enfatizou esse comprometimento do corpo docente: “Eu sempre tive facilidade com ciências humanas e isso foi graças aos ótimos professores que tive no IFMG. Por mais que não vá para um curso dessa área, deixo o meu mais profundo obrigada aos profissionais extremamente competentes dessas e outras ciências no meu amado Campus Ouro Branco."

Quanto o assunto é Redação, quase 60% dos estudantes do IFMG alcançaram notas na faixa entre 800 e 980 pontos. Foram 16 notas 980 em redação - muito próximas da pontuação máxima, 1.000 - e, no total, 484 ex-alunos obtiveram notas na casa dos 900 pontos. Mais de 90% tiveram notas a partir de 600 pontos e 82% estão acima da média nacional em Redação (641,6).

Esforço individual e professores dedicados se somam à qualidade do ensino ofertado no Instituto. "Reflexo de que a educação nos cursos técnicos integrados do IFMG gera resultados não só na formação nas áreas dos cursos, mas também sólidos conhecimentos para a formação básica", pondera Tiago Dias. O diretor de processos seletivos acrescenta que isto possibilita aos egressos do IFMG tanto o prosseguimento nos estudos nas melhores universidades e institutos do Brasil, quanto a inserção no mercado de trabalho como técnicos. 

O egresso do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Ipatinga, Vítor Ventura, concorda. Foi dele a maior nota no Enem 2024 entre todos os ex-alunos recém-formados pelo IFMG: 795,82. “O IF foi essencial para me formar não só como técnico, mas também como indivíduo, que aprendeu a ouvir e ver o mundo fora da minha bolha e entender realidades e pontos de vista diferentes”, comenta o estudante.

Top 10

Na pontuação geral, 10 estudantes do Instituto obtiveram notas acima de 750 pontos, confira quem são eles

795,82 Vitor Emanuel Ventura e Silva  Automação Industrial Ipatinga 
775,18 Rafaela Beatriz Silva Luz   Edificações Santa Luzia
769,8 Victoria Moreira de Figueiredo  Administração  Sabará 
762,68 Thalita Karoline Silva Leal  Mecânica Arcos 
760,08 Vagner Lucio Lopes Goncalves Junior   Mecânica Conselheiro Lafaiete
758,26 Guilherme Sant'anna de Moura   Segurança do Trabalho Governador Valadares
757,94 João Vitor de Magalhães Ramos   Mecatrônica Ibirité
756,9 Pedro Augusto Silva Lemos Morais  Eletrotécnica Ipatinga 
751,08 Pedro Henrique Xavier Santos   Segurança do Trabalho Governador Valadares
750,06 Renan Miranda Brandao   Informática Ponte Nova

Estudantes com nota 980 na redação
Bernardo Silva Costa Meirelles - Conselheiro Lafaiete - Técnico em Mecânica
Karen Karoline Carvalho - Conselheiro Lafaiete - Técnico em Mecânica
Ana Elisa Fattoreli Albergaria - Governador Valadares - Técnico em Meio Ambiente
Murilo Souza Teixeira - Governador Valadares - Técnico em Edificações
Pedro Henrique Xavier Santos - Governador Valadares - Técnico em Segurança do Trabalho
Tatiana de Almeida da Silva Pereira - Governador Valadares - Técnico em Meio Ambiente
Isabela Custódio Vidigal Lana - Ibirité - Técnico em Automação Industrial
Pedro Henrique Peixoto Vergílio - Ibirité - Técnico em Automação Industrial
Karystem Karolyne Almeida Carvalho - Ipatinga - Técnico em Automação Industrial
Olívia Fernandes Lopes Cruz - Ipatinga - Técnico em Automação Industrial
Beatriz Miranda Vasconcelos - Ouro Branco - Técnico em Administração
Leticia Rodrigues Ferreira - Ouro Branco - Técnico em Administração
Isadora Obadovski Freitas Sousa - Ouro Preto - Técnico em Administração
Julia Barcelos dos Santos - Ponte Nova - Técnico em Administração
Julia Clara Silva de Almeida - Ponte Nova - Técnico em Administração
Lana Ferreira Rocha - São João Evangelista - Técnico em Informática

Fonte: Portal IFMG