Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festa da Ciência e Tecnologia em mais uma edição da SNCT
conteúdo

Notícias

Festa da Ciência e Tecnologia em mais uma edição da SNCT

Evento integrou programação nacional e reuniu cerca de 270 pessoas, entre alunos, servidores e pessoas da comunidade externa. Atividades lúdicas e oficinas práticas chamaram a atenção do público.
publicado: 14/11/2023 21h56, última modificação: 14/11/2023 21h56

No mês de outubro, as atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023 aconteceram em todo o Brasil. No IFMG Campus Governador Valadares, tais atividades ocorreram entre os dias 23 e 27. 

A edição deste ano trabalhou com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a fim de reconhecer a importância das ciências básicas para se atingir, pelo menos, sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas (ONU), os quais devem ser alcançados até 2030.

Segundo a professora Déborah Neide de Magalhães Praxedes, responsável pela Seção de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus, o evento contou com a participação de 267 pessoas. Durante os quatro dias foram realizadas apresentações culturais de músicas, desenhos e poemas; 25 oficinas e palestras. Foi ministrado também um minicurso Ideiathon, que levou jovens estudantes a enfrentar o desafio de propor soluções sustentáveis.

A programação do evento foi iniciada na segunda-feira (23) com uma palestra no auditório do Campus sobre o tema do evento, ministrada pela profa. Sandreana da Silva Silvestre Nascimento. Na sequência, aconteceu um momento cultural com apresentação musical. No mesmo dia, iniciou-se a mostra virtual de desenhos e poemas no Instagram institucional. De segunda a sexta-feira, foram exibidas produções autorais de alunos do IFMG-GV inspiradas no tema da SNCT 2023. 

Nos dois dias seguintes, a programação seguiu bastante diversificada. A professora Kênia Faria Brant organizou a exposição de fotos “Mundo-Imagem” sobre vestígios materiais produzidos pelos alunos das 2as séries dos cursos técnicos integrados. Oficinas e palestras oferecidas nesses dias envolveram trocas de experiências e conhecimentos e mostraram a importância da integração entre ciência e tecnologia.

As oficinas e palestras ofertadas foram: Dados da Estação Meteorológica do Inmet localizada no IFMG/GV; Diverquimicamente; Cine-debate “O Veneno está na mesa”; Orientação vocacional: um pouco de prática; Dominando o funil de vendas: da consciência à conversão; Primeiros Socorros; Espanhol no Enem: leitura e interpretação; Oficina de robótica (Vale nas Escolas); Drone e RTK; Eficiência energética e sustentabilidade; Cores da Terra: oficina de tintas ecológicas; Desbravando o mundo digital com a Inteligência Artificial; Os segredos para dominar a redação do Enem; e Avaliação ocupacional de poeira. As atividades foram conduzidas tanto por servidores do próprio Campus como por empresas e pessoas convidadas. 

No último dia da SNCT houve a exposição e apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's) dos alunos da 3ª série do Técnico de Segurança do Trabalho Integrado. Para finalizar o evento, mais um momento rodeado de arte. O professor Wanderson Batista dos Santos, que coordenou a mostra virtual de desenhos e poemas, detalhou sucintamente sobre o processo de produção das ilustrações e dos textos. No caso dos desenhos, especificamente, ele ainda apresentou as técnicas e ferramentas utilizadas pelos alunos para criá-los. “Foi muito gratificante perceber o resultado e a repercussão promissora da mostra virtual de desenhos e poemas. Atividades como essa são essenciais para dar visibilidade aos talentos artísticos dos alunos e à capacidade deles de promover um impacto de conscientização por meio da arte”,  afirmou o docente. Também houve a declamação pelos próprios autores dos poemas produzidos, e esse momento foi finalizado com apresentações musicais. 

Para o aluno Vítor Moisés Gonçalves Pereira, do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado, as atividades da SNCT  2023 foram proveitosas, ampliando seu horizonte de conhecimento e dando novos olhares em relação a diversas áreas. Das atividades que ele participou, destaca a oficina "Cores da Terra" pelo professor Arnaldo José Cambraia Neto, e a exposição de poemas e desenhos. Já as professoras Deyse de Brito Marthe Bertolino e Letícia Efrem Natividade de Oliveira relatam que as atividades foram diversas e demonstraram a importância da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação, soluções a desafios e melhoria da vida das pessoas.

-------------------
Texto: profa Deyse de Brito Marthe Bertolino
Edição jornalística: Fernanda de Melo Felipe da Silva