Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festa Folclórica anima o campus no dia 27/08

Festa Folclórica anima o campus no dia 27/08

O campus Governador Valadares está em clima de festa. No sábado, dia 27/08, a tradicional festa cultural do campus irá incorporar o folclore brasileiro. A festa é organizada pelas Coordenações dos Cursos Técnicos Integrados, Coordenação Pedagógica, Direção de Ensino e conta com o apoio da Associação Atlética das Engenharias.
publicado: 19/08/2016 15h35, última modificação: 24/08/2016 15h09
O campus Governador Valadares está em clima de festa. No sábado, dia 27/08, a tradicional festa cultural do campus irá incorporar o folclore brasileiro. A festa é organizada pelas Coordenações dos Cursos Técnicos Integrados, Coordenação Pedagógica, Direção de Ensino e conta com o apoio da Associação Atlética das Engenharias.

A cultura nacional e as tradições regionais são os elos que fortalecem o folclore brasileiro. Lendas, contos e brincadeiras povoam o imaginário popular e reproduzem os traços da nossa história. As danças, a culinária e as comidas típicas trazem-nos sabores de eras distantes.

No campus Governador Valadares já é tradicional a comemoração das festas populares nos meses de junho e agosto, as quais buscam integrar a comunidade acadêmica à comunidade valadarense, oportunizando o encontro entre estudantes, servidores e familiares.

Neste ano, a festa ganha uma roupagem tipicamente regionalista e objetiva a valorização do folclore nacional, inaugurando a série temática I Festa Folclórica: Lendas Brasileiras na Cozinha Mineira.

A temática resgata as lendas contadas e cantadas repetidas vezes ao longo de nossa história pelas amas secas, pelas avós, pelas vozes dos literatos, em prosa e versos, pela pintura e, inclusive, pela moderna música popular brasileira.

Nesse clima de sincretismo cultural, nossa festa folclórica busca reviver as façanhas do Boto-cor- de-rosa, do Curupira, do Saci-pererê, da Mula sem cabeça, da Iara e do Lobisomem. E tem ainda a Cuca, que aparece suntuosa tanto numa cena representada por Tarsila do Amaral quanto numa interpretação de Cássia Eller, e ela vem mexer e remexer os cheiros da cozinha mineira que darão o sabor à mesa: canjica, tropeiro, macarrão, pastel, doces e outros quitutes. E ainda teremos: música de raiz, forró (do bom!), danças populares e representação teatral, guiando a alegria no molejo da noite da I Festa Folclórica – campus IFMG-GV.

Os ingressos já podem ser adquiridos com a Atlética e os alunos dos cursos técnicos integrados. Esperamos por você no sábado, dia 27/8 às 19 horas. Não fique de fora!
registrado em: , ,