Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festa Julina marca despedida do semestre e início das férias escolares

Festa Julina marca despedida do semestre e início das férias escolares

Evento teve dança-teatro, quadrilha com casamento na roça, ornamentação e cardápio variado. Objetivo foi integrar as turmas do ensino médio em clima de confraternização.
por Comunicação publicado: 21/07/2023 12h14, última modificação: 27/07/2023 14h28

Em um arraiá pra lá de animado, alunos dos cursos Técnicos Integrados, professores e técnicos-administrativos do IFMG - Campus Governador Valadares se despediram do primeiro semestre de 2023. A Festa Julina, idealizada e organizada pela professora de artes Kênia Brant, aconteceu no ginásio, no último dia de aula (19/07).

Festa Julina_19jul2023_decoraçãoOs 2os anos contribuíram com a ornamentação, preparando um cantinho bem colorido e aconchegante com tecido de chita, bandeirolas e adornos. O público aproveitou bastante o espaço para registrar fotos e movimentar as redes sociais.

Ao longo da festa, os participantes se deliciaram com diversas guloseimas como torta de pão, cachorro-quente,  refrigerante, brownie, pipoca e canjicão. A organização das barracas ficou por conta das turmas dos 3os anos, que utilizarão o dinheiro arrecadado para a festa de formatura.

Arrasta-pé diferenciado

Festa Julina_19jul2023_dança-teatro BiologiaAs apresentações dos discentes prenderam a atenção da plateia. Os 1os anos abriram o arraiá com uma dança-teatro, atividade coordenada pela professora de biologia Allynne Avylla Alves. “O objetivo foi ensinar sobre a ultra estrutura do DNA e a síntese protéica, abordando as etapas de transcrição e tradução, até fabricar uma proteína que vai ser um anticorpo e marcará um invasor antígeno-vírus. Isso só é possível depois da pessoa ser vacinada. Por isso, durante a dança, também teve um momento em que ocorreu a vacinação, no caso da Covid-19, mostrando a importância de nos prevenirmos”, explica a docente.

O figurino dos estudantes carregavam informações do processo biológico citado acima. “Para isso a gente usou nas roupas, no chapéu e no peito a inicial das letras das bases nitrogenadas presentes no DNA [Adenina, Guanina, Citosina, Timina]. Essas letras tiveram cores diferentes que tem a ver com os gráficos disponibilizados no sequenciamento do DNA”, detalha profª Allynne.

Festa Julina_19jul2023_dança-teatro Biologia

Após um breve intervalo, foi a vez do casamento na roça, embalado por canções tradicionais de quadrilha mescladas com músicas sertanejas e batidões pop. Professor Arnaldo Cambraia ficou incumbido da tarefa de ser o animador. Durante a dança, teve como par a professora Déborah Praxedes, que interpretou a freira.

Festa Julina_19jul2023_casamento na roçaUm dos noivos do casamento na roça foi Edu Lima Camargo (à direita na foto), aluno do 3o ano do Técnico em Meio Ambiente (TMA). Ele conta que apesar da correria da preparação, o resultado da festa foi positivo. “O ensaio teve suas complicações, não é todo mundo que está acostumado a dançar em festa julina. Contudo, de forma bem organizada realizamos os ensaios com sucesso. Foi tudo feito rapidamente, mas com a criatividade da profª Kênia a gente conseguiu se preparar e ficou tudo bem legalzinho”.

Edu opinou também sobre a importância da festa como momento de socialização entre os colegas. “O pessoal se sente muito acolhido em participar de eventos assim, porque junta todos os cursos. Já estamos felizes por causa das férias, e a festa foi uma oportunidade de vermos os amigos antes de ficarmos fora por alguns dias”, concluiu.

Festa Julina_19jul2023_Profas Kênia e AllynneProfessora Kênia (à esq.) destaca a relevância de atividades culturais no ambiente escolar. “A ideia principal foi a integração entre as turmas. Temos várias atividades acadêmicas acontecendo no Instituto e a cultura também é acadêmica. E muitas vezes isso passa despercebido. Não era pra ser algo formatado, porque na realidade a gente produz cultura o tempo todo. A proposta foi fazer uma representação atípica, que trouxesse algumas memórias das quadrilhas que todos nós já vivenciamos. Não uma quadrilha super ensaiada, longa, e sim lembrar desse ritmo que é a alegria”.

A docente aproveitou para alertar a comunidade para a tradicional Festa Cultural, marcada no Calendário Acadêmico para o dia 26 de agosto. “Vai ser temática e com a participação de pais e da comunidade externa”.