Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Graduandos de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam a estação central do SAAE

por Comunicação publicado: 19/08/2022 06h56, última modificação: 31/08/2022 10h24

Um grupo formado por estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFMG - Campus Governador Valadares realizou uma visita técnica ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município. A atividade, ocorrida na manhã do dia 18 de agosto, foi acompanhada pelos professores Arnaldo José Cambraia Neto e Luiz Fernando Rocha Penna, coordenador do curso.

No SAAE, a comitiva do IFMG-GV  foi recebida pelo diretor do Departamento de Água, Virgílio Miranda, e orientados durante a visita pela química Ana Paula Pimenta e pelo operador de ETA, Plínio Costa Filho. Ao longo do percurso, os estudantes puderam conhecer a estrutura e os processos químicos e físicos do tratamento de água para abastecimento humano desenvolvidos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. A unidade é do modelo convencional, ou seja, passa por tratamento completo - captação da água bruta, coagulação, floculação, decantação, filtração, correção do pH, desinfecção com cloração e fluoretação - antes de ser distribuída à população.

“As visitas técnicas são muito importantes para consolidar os estudos teóricos aprendidos em sala de aula, além de oportunizar aos estudantes observarem na prática como funciona essa estrutura de saneamento básico. É também uma oportunidade para o graduando fazer contato com profissionais da área que já estão inseridos no mercado de trabalho”, avalia prof. Penna.

Na opinião da graduanda Vanessa Sérgio Monteiro, do 6º período, “a visita técnica no SAAE foi importante para a turma de Engenharia Ambiental e Sanitária porque pôde-se observar na prática o ambiente real da estação no tratamento de água, incluindo todas as suas dinâmicas, organização, além dos fatores teóricos implícitos referentes ao assunto”.

O IFMG-GV agradece ao SAAE e seus funcionários pela recepção e ensinamentos repassados aos discentes durante a visita técnica.