Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Graduandos de Engenharia de Produção realizam visita técnica à unidade industrial da Vale em GV

Os futuros engenheiros tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de controle e gestão ambiental da empresa
por Comunicação publicado: 17/07/2023 14h34, última modificação: 17/07/2023 15h50

Estudantes do curso de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Governador Valadares fizeram uma visita técnica, no dia 04 de julho, às instalações da mineradora multinacional Vale em Governador Valadares. A atividade teve por objetivo complementar o conteúdo teórico da disciplina “Sistema de Gestão dos Recursos Naturais”, do 10º período do curso, ministrada pela professora Déborah Praxedes. Contou ainda com a colaboração do prof. Arnaldo Cambraia, que também atua na área ambiental.

Os estudantes foram recepcionados pela educadora socioambiental Tamara Rodrigues, responsável pelo programa Vale nas Escolas, e pela analista de meio ambiente Clara Vasconcellos, que apresentaram a empresa e acompanharam a comitiva durante toda a visita. Também estiveram com os estudantes o técnico Carlos Magno, especializado em manutenção, o engenheiro metalúrgico Wagner Flores, e a eletromecânica Anne Carolina.

Durante a visita, além de ter uma visão geral do funcionamento da empresa, os estudantes puderam visualizar os sistemas de controle e gestão ambiental nos diversos setores, como no estaleiro de solda e oficina de máquinas, estação de tratamento de efluentes e reúso da água e controle de produtos e resíduos perigosos e não perigosos.

Na avaliação da profª Déborah, “foi um momento muito enriquecedor em que os estudantes tiveram a oportunidade de ver na prática as atividades de controle ambiental operacionalizadas na rotina de uma grande empresa como a Vale, além da possibilidade de contato com profissionais da área de atuação deles”.

A discente Danielly Nunes Simões destaca o reforço no aprendizado que atividades dessa natureza proporcionam. "Eu acredito que as visitas técnicas agregam muito na percepção do estudante sobre a realidade dos processos nas empresas. Ver na prática o que acontece e relacionar com aquilo que vimos na teoria é algo cativante e significativo".

Texto e fotos: profª Déborah Praxedes / Edição jornalística: Fernanda Melo