Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Graduandos de TGA participam de webinar em comemoração à Semana do Meio Ambiente

por Comunicação publicado: 05/06/2020 11h01, última modificação: 08/06/2020 11h22

Estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG – Campus Governador Valadares acompanharam com a professora Allynne Alves, no dia 3 de junho, as discussões online do “Webinar: o meio ambiente e sua importância em tempos de pandemia". O evento celebra o Dia do Meio Ambiente (5 de junho) e é realizado pela Prefeitura Municipal de Governador Valadares e a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), com o apoio de diversos órgãos, dentre eles o IFMG-GV.

Organizado em formato de mesa redonda e debate, os acadêmicos participaram ativamente do evento, com observações e questionamentos proferidos ao longo das exposições. Os convidados e os respectivos assuntos abordados no dia 03/06 foram:

* Ivan Carlos Gonçalves Fialho (Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento): Meio ambiente, equilíbrio, natureza e vida humana

* Drª. Katiuscia Cardoso Rodrigues (Médica Sanitarista e Mestre em Imunopatologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias): Medidas preventivas de saúde contra o coronavírus e sua relação com o meio ambiente

* Henrique Lobo (Ambientalista Instituto Terra): A preservação do Meio Ambiente como fator de mitigação e prevenção do coronavírus

Para a coordenação do curso, a participação em atividades complementares reforça o viés da extensão acadêmica e o aprimoramento profissional dos estudantes ao longo da sua própria graduação.

A estudante Nathália Ribeiro, do 1º ano de TGA, avalia como positiva a participação no evento. “Tem sido uma grande experiência, pois nos dá a oportunidade de aprendermos com os grandes mestres da nossa região como, por exemplo, Henrique Lobo, que nos trouxe uma incrível e emocionante palestra. Todo esse investimento é de suma importância, pois precisamos cair em si em relação à sustentabilidade e sua importância em tempos de pandemia. Grata por poder fazer parte dessa semana de conhecimento”.

Outro discente que também achou a atividade proveitosa foi Ademir Leite. "Foram abordados temas já muito antigos, os quais estão sempre atuais. Falar sobre saneamento básico, uso adequado dos recursos públicos, a utilização adequado dos recursos naturais são sempre enriquecedores. Sustentabilidade é a palavra de ordem do momento. Como tirar proveito da crise gerada pelo coronavírus, de que forma a sociedade pode contribuir para que se encontrem novos caminhos, como será a nossa visão do planeta pós-pandemia... Todos esses assuntos são inerentes ao conhecimento. Precisamos, mais que nunca, valorizar a ciência e seus profissionais".

Assista!

A programação da Semana de Meio Ambiente encerra-se nesta sexta-feira, 5 de junho, com transmissão online, a partir das 19h, pelo canal da Univale no Youtube (youtube.com/univale). Os webinars dos dias 3 e 4 já se encontram disponíveis no canal.

* Com informações da Coordenação do Curso de TGA