Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I SEATEC promove integração e oportunidades de qualificação em áreas diversas do conhecimento

publicado: 12/08/2019 13h16, última modificação: 12/08/2019 14h29

Realizada pela primeira vez de forma conjunta, a I Semana Acadêmica dos Cursos Técnicos (SEATEC) do IFMG – Campus Governador Valadares mobilizou, entre os dias 6 e 8 de agosto, centenas de alunos, docentes e técnicos-administrativos da instituição e também pessoas da comunidade externa. Os cursos técnicos envolvidos são da área de Edificações, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Estudantes dos cursos superiores da instituição, com destaque para Engenharia Ambiental e Sanitária, também marcaram presença no evento.

A abertura do primeiro dia do evento contou com uma apresentação musical do artista Rodolfo Gusmão e declamação de poemas feita por alunos. Ao todo, foram ofertadas 22 atividades, entre palestras, oficinas, treinamentos e gincana de encerramento. Temas atuais e relevantes para a formação dos estudantes estiveram em debate como a problemática da mineração no Estado e o marco legal para os agrotóxicos.

Oficina Fotografia Giovanna TMAA estudante Giovanna Albergaria Rosado, do 1º ano do curso técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA), conta que assim que a programação foi divulgada correu para se inscrever no máximo de opções possíveis. “Participei da palestra sobre mineração em Minas Gerais, com o prof. Fúlvio, uma outra sobre a arquitetura do [supermercado] Coelho Diniz da Ilha, e uma terceira sobre cuidados e resgate de animais silvestres e peçonhentos, com a Polícia Militar de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros. Fiz ainda a oficina de fotografia, algo que sempre me interessei, porque eu gosto muito de artes, porém, não sei desenhar. Então, meu escape é a fotografia. O Eduardo [técnico em audiovisual do Campus] nos ensinou coisas muito legais; explicou de um modo simples e prático de forma que a gente conseguiu aplicar e tirou fotos bem legais ao final”.

Atento às mudanças do mundo do trabalho, o borracheiro Danilo Fernandes T. da Silva, aluno do 2º período do curso técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, aproveitou a SEATEC para aprender conteúdos novos e melhorar o currículo. “Optei por fazer a oficina de GPS e aprendi bastante! Ter a possibilidade de participar de um curso bom desse e ainda gratuito ajuda demais, porque se fosse para tirar do bolso, aperta”. O estudante aposta na qualificação profissional para aumentar as chances para melhores oportunidades. “Emprego está difícil demais; o mercado está pedindo muito, e quanto mais a gente souber, mais cursos tivermos para por no currículo, melhor! Eu quero aprofundar mais e mais nos estudos sempre que puder”, declara Danilo.

Encerramento com gostinho de quero mais

O fechamento da edição 2019 da SEATEC aconteceu em clima de festa e foi recheado de atividades esportivas. Nomeado de “Festival Integrador”, reuniu no ginásio do Campus estudantes dos cursos técnicos para momentos de descontração e jogos como queimada, tênis de mesa, xadrex, dama e futsal.

Festival Integrado I SEATEC

Josué Elion O. de Carvalho Tomé, do 2º ano do curso técnico Integrado em Edificações (TED), aprovou o festival. “Achei o evento como um todo muito bom, em especial o encerramento. Isso porque é meio difícil todas as turmas ficarem reunidas para uma atividade. Geralmente, a gente não conversa tanto com os colegas, até mesmo porque não temos muito tempo. Ver todo mundo feliz e se divertindo assim é bacana demais”.

Veja outras fotos da I SEATEC no Flickr do Campus