Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG distribui 4 mil litros de álcool para hospitais e unidades do SUS em Minas

IFMG distribui 4 mil litros de álcool para hospitais e unidades do SUS em Minas

Parceria com indústria de cosméticos de Belo Horizonte possibilitou produção de álcool 70%, que será doado pelo Instituto Federal a cidades da região Metropolitana e do interior.
por Comunicação publicado: 14/04/2020 14h55, última modificação: 29/04/2020 16h40

Para reforçar as ações de combate ao avanço da Covid-19, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) está empenhado na produção do álcool 70%. Na última quarta-feira, 15 de abril, a instituição iniciou a distribuição de 4.000 litros do produto para cidades da região Metropolitana e do interior do estado. A ação é resultado do projeto "Rede de Colaboração IFMG com instituições públicas e privadas de combate à Covid-19", instituído pela portaria 414, de 30 de março de 2020, e conta com a parceria da indústria de cosméticos Mutari.

Inicialmente, estão sendo entregues em hospitais e unidades de saúde pública 800 galões de cinco litros cada. Um caminhão foi carregado ontem, em Belo Horizonte, no bairro Castelo e, nessa primeira remessa, estão recebendo doações os municípios com maior demanda apontada em levantamento feito junto aos 18 municípios onde o IFMG possui campus e também junto à Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Fernando Braga, para produzir o álcool, o IFMG firmou um acordo de cooperação com a Mutari, que tem capacidade de produção industrial do álcool, estabelecendo regime de mútua colaboração, sem transferência de recursos financeiros. A aquisição dos insumos necessários e das embalagens foi feita pelo Instituto Federal. Já a empresa assumiu a responsabilidade técnica de fabricação do produto.

A professora e coordenadora de pesquisa do IFMG, Flávia Siqueira, explica que o álcool líquido tem a mesma função do álcool em gel, no que diz respeito à proteção contra o novo coronavírus. A opção pelo produto líquido se deu porque o carbopol 940, ingrediente necessário na composição do álcool em gel, está em falta no mercado.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Wilson Vieira Costa, foi enviado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação um plano de trabalho para produzir mais 21.000 litros de álcool 70%. “Caso sejam aprovados novos recursos pelo Governo Federal ou haja doações de insumos por empresas privadas, a produção poderá ser ampliada”, afirma. Qualquer empresa interessada em apoiar o projeto pode entrar em contato pelo e-mail para ddi@ifmg.edu.br.

Fonte: Portal IFMG