Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG-GV Literário: conheça as ações do Campus em 2022 voltadas à leitura e às artes
conteúdo

Notícias

IFMG-GV Literário: conheça as ações do Campus em 2022 voltadas à leitura e às artes

Estudantes, servidores e comunidade externa participaram de uma maratona de atividades envolvendo as diversas escolas literárias e a leitura de clássicos nacionais e estrangeiros, além de oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais. Confira tudo que rolou!
por Comunicação publicado: 15/12/2022 12h14, última modificação: 15/12/2022 13h55

Em um país com baixo hábito de leitura por grande parte de sua população, como é o caso do Brasil, iniciativas que estimulem essa boa prática são sempre bem-vindas, não é mesmo? E aos poucos essa realidade vai melhorando, como apontou a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em julho de 2022 por meio de parceria do Instituto Pró Livro – IPL e Itaú Cultural.

E se depender do IFMG - Campus Governador Valadares, teremos mais e mais adolescentes apaixonados pelo universo da literatura e dos livros. Em 2022, o Instituto realizou, junto aos estudantes dos cursos técnicos Integrados, diversas ações voltadas à valorização da leitura. A seguir, apresentamos um pouco sobre cada uma delas, e também o depoimento de servidores e discentes que estiveram diretamente envolvidos. Vale a pena conferir!

PROJETO DIÁLOGOS

Prof. Wanderson Batista dos Santos, coordenador do projeto
"Após dois anos sem execução do projeto, eu, juntamente, com as professoras Graciela Oliveira, Érica Bodevan, Etna Castro e a bibliotecária Rejane Oliveira decidimos que era hora de reativar o Diálogos. E, neste ano, mais que uma oportunidade de fruição estética, a ação seria (re)despertar, principalmente nos alunos, o gosto pela leitura e pela troca de ideias. Depois de um período de reclusão [pela pandemia da Covid-19], é inegável que, forçosamente ou não, essa interação ficou bastante prejudicada. E tal foi nossa surpresa ao perceber que, desde o primeiro encontro, houve uma 'sede' de se reunir novamente, de ouvir o outro e ser ouvido, e isso se deu não só por parte dos voluntários do projeto como também dos demais. Prova disso que todos os encontros tiveram um número expressivo de participação, e esta sempre acalorada e contagiante. Tivemos também uma boa participação da comunidade externa e algumas ações espontâneas de alunos que nos procuraram para, por exemplo, recitar um poema autoral ou cantar uma música em algum encontro. Penso então que o Diálogos deste ano foi isto: tanto um momento de promoção da leitura como um ponto de reencontro entre pessoas, de reconexão e reidentificação com o outro. E foi lindo".

Projeto Diálogos_out2022

Tayná Valeriano Cunha, aluna do 1º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente
“O meu primeiro contato com uma conversa coletiva com diversificadas interpretações e exibição de opiniões sobre um texto literário foi com o projeto Diálogos. Foi um imensurável prazer ter participado de todos os encontros. Ter mantido contato com tantas outras interpretações, com estudos mais aprofundados sobre os textos trabalhados e a biografia e a obra de cada autor aumentou ainda mais minha paixão e apreciação pela literatura. O segundo encontro, no qual foi trabalhada a crônica de Marina Colasanti (“Eu sei, mas não devia”) foi uma das conversas mais impactantes para mim. A narrativa, repleta de citações atemporais, foi como um ‘soco no estômago’ e, ao mesmo tempo, toda a história se fazendo presente na rotina da minha vida foi algo bastante acolhedor. Além disso, minha experiência no projeto como voluntária me ajudou ainda mais em minhas relações interpessoais. Fiz novos amigos, dividi gostos com outras pessoas e aprimorei ainda mais minha relação com os livros”.

VI SEMANA DA BIBLIOTECA

Bibliotecária Rejane Rodrigues de Oliveira, integrante da Comissão Organizadora do evento
VI Semana da Biblioteca_Manhã Literária no Presídio_out2022“Foi mais um grandioso evento que contou com uma programação diversificada, desde oficinas, happy hour, apresentação musical, projeto literário na penitenciária (foto), encontro do projeto Diálogos, exposição fotográfica itinerante da História de Governador Valadares. Foi mais uma experiência memorável, onde alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade externa puderam usufruir das atividades propostas, onde cada um teve a oportunidade participar das atividades que mais lhe chamaram a atenção. Foram  momentos de muito aprendizado, descontração, ação social, entre outros. Que venha a próxima”.

Daniele Costa de Sousa, aluna do 1° ano do curso técnico Integrado em Edificações (TED)
“Experiência recompensadora, tudo foi muito bem organizado, roteirizado e preparado com muito carinho e dedicação. As palestras nos levaram a lugares incríveis através das palavras, e mais do que isso aprendemos a usá-las. E como um professor nos disse: "Linguagem é poder", e ler nos aproxima  cada vez mais de entender essa frase. A semana foi da Biblioteca, mas nós é que somos presenteados com a magia dentro dela”.

VI Semana da Biblioteca_oficina de Haikai_out2022Prof. Wanderson Batista, ministrante de oficina
"É sempre um desafio executar a oficina de haikai. Primeiro, porque raramente quem participa sabe do que se trata; logo, é necessário tecer um breve aparato teórico sobre essa forma poética. Segundo, é preciso ter sensibilidade bastante aguçada para captar imagens poéticas bastante sintéticas, mas que sejam surpreendentemente poderosas do ponto de vista estético. Felizmente, o grupo que participou das oficinas (foram duas seguidas) estava com mente e coração abertos para essa arte oriental milenar. Ao ler hoje as produções dos alunos que participaram das oficinas a impressão que fica é a de missão cumprida. 

Os poemas produzidos nas oficinas de haikai foram organizados e ilustrados por uma das participantes, a aluna Ester Vieira, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações (TED). Acesse aqui os poemas!

RODA LITERÁRIA

Profª Etna Christina de Castro “A Roda Literária é uma oportunidade de compartilhar, de forma leve e lúdica, as experiências de leitura. Por meio dela busca-se aprimorar ganhos oriundos dessa experiência, como o aguçamento do senso crítico e da percepção de mundo e o enriquecimento dos repertórios linguístico e cultural. O livro escolhido [pelos alunos] deve ser narrativo, escrito em prosa e conter, pelo menos, 100 páginas. Excetuam-se: livros de narrativas breves como conto, crônica e outras semelhantes e narrativas consideradas infantis e/ou predominantemente visuais. A leitura do livro deve ser atenta e reflexiva, de modo que seja possível abstrair o máximo que a leitura pode oferecer. Após a leitura do livro, o aluno preenche uma ficha literária em que  discorre, com suas palavras, resumidamente, sobre o enredo do livro, as personagens principais, o espaço e o tempo. E também faz uma  indicação de leitura, justificando o seu ponto de vista. Finalizando, temos a apresentação oral em sala. Cada aluno tem de três a cinco minutos para discorrer oralmente, com clareza e naturalidade, sobre a obra, apresentando sucintamente: o enredo, os pontos positivos e/ou negativos, a relação do livro com suas experiências pessoais e/ou com a vida de modo geral. Todos os alunos do curso técnico Integrado participaram do projeto. O mais empolgante é ouvir depoimentos de alunos que antes não liam e depois do projeto sentiram-se motivados a continuar com o hábito”.
 Roda Literária_2°TMA profa Etna Castro_10nov2022

João Marcos de Souza, aluno do 2º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente (TMA)
“Estava em dúvida sobre qual seria o melhor livro pra mim, pois tinha muito tempo que eu não lia nada. Então minha mãe me deu  a ideia de pedir sugestão para minha tia (que gosta muito de livros). Ela disse que tinha um livro perfeito para mim: ‘A Sombra do Vento’, de Carlos Ruiz Zafón. Ao ler a sinopse eu, sinceramente, não gostei. Pensei que a leitura não me chamaria a atenção e que eu não iria gostar. Mas como eu não tinha mais tempo para escolher outro, resolvi ler esse mesmo. Quando comecei a ler, eu não gostei, achei o livro muito parado e sem graça, tinha dias que eu lia 5 a 10 páginas e dizia que já estava bom. Mas o que eu iria perceber lá pro meio do livro é que a história estava apenas apresentando-se ao leitor, a história estava apresentando o espaço onde iria se passar, mostrando os personagens e etc. Quando a história de repente deu uma reviravolta o negócio começou a ficar bom. A cada página era um choque diferente. A história consegue mostrar o presente e o passado como se estivessem interligados imensamente. O autor consegue misturar ao mistério da história coisas como amor, aventura, terror, entre outros. Eu gostei da Roda Literária, pois como fiquei tanto tempo sem ler um livro, essa atividade me lembrou como eu realmente gosto disso e como gosto das escritas que me inserem na história. Eu realmente gosto de livros”.

A Roda Literária é uma atividade desenvolvida em todas as turmas dos cursos técnicos Integrados sob a coordenação dos seguintes docentes: Etna Christina de Castro, Érica Sudário Bodevan e Wanderson Batista dos Santos.

ESCOLAS LITERÁRIAS E OS CLÁSSICOS

Leitura dos Clássicos_3ºTST_apresentação Machado de Assis_2022Profª Érica Bodevan “Na disciplina de literatura trabalhamos em um formato que proporcionou protagonismo aos alunos, que prepararam seminários sobre as diferentes escolas literárias, além de lermos alguns clássicos da literatura nacional e internacional. No 2º ano lemos e discutimos a peça ‘O Mercador de Veneza’, de William Shakespeare, o conto ‘A Cartomante’, de Machado de Assis, os romances ‘A Revolução dos Bichos’, de George Orwell, ‘O Médico e o Monstro’, de Robert Louis Stevenson, e ‘Senhora’, de José de Alencar. As obras foram selecionadas levando em conta os temas trabalhados ao longo do ano e o desejo de estimular o gosto pela leitura por parte dos alunos”.

Júlia Frossard, aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho (TST)
“Em 2022 tive a oportunidade de aprender bastante sobre literatura, o que me surpreendeu positivamente. Pude conhecer desde as obras clássicas a outras que nunca imaginava poder adquirir novas formas de pensar e ter discussões profundas. Foi muito bacana também ter a oportunidade de apresentar seminários de diversos temas, pois pude conhecer mais de muitos autores e contextos da história que são de extrema importância, que foram e serão muito úteis na minha vida acadêmica. Assim, posso afirmar que foi um prazer toda essa experiência nesse ano”.