Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG publica segunda edição do Anuário Piben

IFMG publica segunda edição do Anuário Piben

Publicação traz 18 projetos de Ensino produzidos no Instituto ao longo do ano de 2020. Live de lançamento será nesta quinta-feira, 21/10, no canal IFMG Play.
por Comunicação publicado: 21/10/2021 18h20, última modificação: 21/10/2021 18h25

São 18 artigos publicados, que tratam de temas tão diversos tanto quanto permite a atividade de Ensino. Desde o estudo de práticas de literatura para jovens das camadas mais pobres, até a desordem informacional causada pela desorganização na produção e distribuição de informações. A reprodução e melhoria de equipamentos de baixo custo para uso em laboratórios, ou os meios para oportunizar a permanência feminina na educação técnica e tecnológica.

Contudo, apesar da variedade, algo em comum permeia todos os projetos publicados na 2ª edição do Anuário Piben do IFMG: afetadas pelas medidas de isolamento social para conter a proliferação do novo coronavírus, as equipes responsáveis pelos trabalhos precisaram se reinventar, buscar alternativas. “A pandemia de covid-19 levou os proponentes a buscarem novas alternativas às ações de ensino. As limitações para o uso de laboratórios e práticas no campo deram aos projetos um novo viés, o que não comprometeu o planejamento. Ao contrário, permitiu que hoje possamos conhecer os benefícios gerados para os mais de 2 mil estudantes atendidos”, explica a coordenadora de projetos e avaliação institucional da Proen, Vilma Dumont

São projetos como o “Vai Meninas”, iniciativa do Campus Ouro Branco para fomentar a participação das mulheres nos cursos de Engenharia e Tecnologia e conter a disparidade entre os sexos nessas áreas do conhecimento. A participação das mulheres na educação profissional e tecnológica, aliás, é o tema de um dos três capítulos nos quais o Anuário está subdividido. Lá estão sete artigos voltados à participação, ao empoderamento e protagonismo feminino na área tecnológica.

O Piben

A criação do Programa de Projetos de Ensino (Piben) ocorreu por meio da Resolução 43/2018, em cumprimento à diretriz da atual gestão de valorizar as atividades finalísticas do IFMG. Segundo o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, esses projetos representam um avanço para a Instituição. Ele explica que foi necessário empenho e pesquisa, além de uma crença sólida na necessidade de ampliar as possibilidades de estudos e intervenções pedagógicas que pudessem contribuir para a ampliação da qualidade e o melhor cumprimento dos objetivos do ensino no IFMG. “Quando se pensa na tríade ensino-pesquisa-extensão, que é a base das atividades dos IFs, fomos a última área a lançar editais de fomento a projetos. Desde a primeira edição, docentes, TAEs e estudantes se mobilizaram, garantindo um volume extenso de projetos, que têm resultado em trabalhos de enorme qualidade”, afirma.

O lançamento oficial do Anuário de Projeto de Ensino será realizado nesta quinta-feira, 21 de outubro, pelo canal IFMG Play. Assista:

Clique aqui para acessar o II Anuário Piben. Boa leitura!

O Anuário  é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Comunicação.

Anuário Piben em números

Orientadores