Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Semana da Consciência Negra discutiu racismo e violência social no Brasil

II Semana da Consciência Negra discutiu racismo e violência social no Brasil

Racismo e violência social no Brasil foram os temas discutidos na II Semana da Consciência Negra do IFMG campus Governador Valadares. O evento foi realizado entre os dias 23 e 26/11 e promoveu palestras, relato de experiência, cine debate, oficinas, mesa-redonda e atividades artísticas e culturais.
publicado: 29/11/2016 14h57, última modificação: 29/11/2016 15h08

A II Semana da Consciência Negra “Ser negro no Brasil: racismo e violência social” contou com a presença dos professores convidados Lenicio Dutra Marinho Junior, Ana Catarina Cantoni Roque e Kênia Faria Brant, do assistente social Paulo César Lourenço da Silva, da pedagoga e historiadora Gilsa Maria dos Santos, da esteticista Flávia Freitas e dos alunos Francielle Aredes Pimentel Cunha e Leonardo Silva Santos Lapa. O encerramento ocorreu no sábado com café da manhã e apresentações de Arthur Coelho, aluno do 2º ano TST, e do grupo de dança Black Sisters.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e contou com o apoio da Coordenadoria de Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (CEPIP), Grêmio Escolar IFMG-GV e Coletivo Encrespa. Segundo o coordenador do NEABI, Giulliano Sousa, a II Semana da Consciência Negra trouxe importante debate sobre a relação entre racismo e violência no Brasil. “Não podemos falar em democracia racial quando 80% dos analfabetos e 75% da população carcerária no Brasil são negros. E o racismo tem uma relação direta com os altos índices de violência na sociedade brasileira, que envolvem principalmente a população mais jovem e negra”, disse Giulliano.

Fotos II Semana da Consciência Negra 2016.jpg

registrado em: ,