Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III SAEP promove diálogo entre academia e mercado
conteúdo

Notícias

III SAEP promove diálogo entre academia e mercado

publicado: 06/12/2017 07h48, última modificação: 06/12/2017 08h29

Aproximar os estudantes de profissionais com vasta experiência de mercado e capacitá-los por meio de minicursos estiveram entre os principais objetivos da III Semana de Engenharia de Produção do IFMG - Campus Governador Valadares. O evento, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, teve como tema Inovação e desenvolvimento em prol da sociedade.

Confira as fotos do evento no FLICKR do Campus

Indústria 4.0 foi o tema da palestra de abertura conduzida por Rodrigo Chamilete, professor do Sebrae/MG. Após contextualizar o histórico e a evolução industrial, explicou que a Indústria 4.0 integra linhas automatizadas e robotizadas a sistemas de internet, possibilita acompanhar a capacidade da operação em tempo real e promove a descentralização de decisões. Para isso, é imprescindível o uso da Internet das Coisas (IoT). Chamilete finalizou ressaltando as possibilidades de novos negócios e profissões criadas pela Indústria 4.0, bem como diferentes tendências ao processo de produção e desenvolvimento.

Na sequência foi a vez do gestor de governança corporativa da Unimed Gov. Valadares, Danilo Matos, abordar "Criatividade e inovação com uso de ferramentas online". O palestrante pontuou as principais tendências de inovação e mudanças de comportamento da sociedade. Esclareceu que a criatividade e a reformulação de processos de produção e desenvolvimento estão diretamente relacionadas às ações de futuro e às novas necessidades demandadas.

Na mesma noite também aconteceu a mesa-redonda "Com crise se cresce" com os empreendedores Guilherme de Almeida (BIMGO), Daniel Antunes (GOBALOCK) e Higor Rosado (Plataforma Meu Professor). Os convidados falaram sobre os próprios negócios, desde a concepção da ideia ao desenvolvimento do empreendimento e capitalização. Além disso, explanaram sobre a atuação das empresas no mercado e de que maneira a crise os impactou, bem como as ações para enfrentá-las.

Indústria, empreendedorismo e inovação

O segundo dia pautou inicialmente o desenvolvimento de produto na indústria automotiva. A profissional Marina Ulisses Silva, com experiência como engenheira de produtos na Fiat Chrysler Automotive (FCA), atraiu o público ao explicar as etapas seguidas pela empresa desde a concepção do produto até à venda no mercado. A convidada apresentou o caso do Fiat Mio, desenvolvido para o salão de automóveis com a colaboração do público para a concepção da ideia.

Empreendedorismo: rumo ao próprio negócio foi a abordagem do administrador Ricardo Capellini, que também é analista do Sebrae/MG. Após expor o papel da instituição no fomento de negócios, levou o público a refletir sobre o que é necessário para se empreender. Subsidiou a conversa contextualizando o atual momento, onde diferentes oportunidades têm surgido com a mudança de comportamento da sociedade. Segundo ele, para empreender, é necessário associar ações pioneiras ao trabalho árduo, como forma de fazer a empresa crescer e se fortalecer. Alertou que o caminho para empreender é longo, requer muitos passos desde a identificação da oportunidade, até a administração do empreendimento.

Os trabalhos da noite foram encerrados com a mesa-redonda “Ecossistemas de Inovação”. Sob a mediação do Prof. Carlos Rosado (IFMG-GV), participaram os profissionais Yuri Drumond (Sebrae), Aretusa Teixeira (Nostro Coworking) e João Paulo de Oliveira (Rio Doce Valley). Após a contextualização do movimento e da realidade da região, foi explanado sobre como as instituições dos diversos setores estão se movimentando nesse cenário de potencialidades e oportunidades a serem exploradas e as dificuldades enfrentadas. Houve abertura de espaço para divulgação de resultados obtidos na região e sobre os trabalhos implementados pelos agentes locais de inovação do Sebrae, as ações do governo de Minas Gerais para o fomento de startups e a conexão dos players da região para o desenvolvimento do Rio Doce Valley.

Educação continuada

Paralelo às palestras e mesas-redondas, foram realizados quatro minicursos: Excel Avançado (Décio Quintão/ Allman), Gestão da Produção aplicada a Resultados (Profª Marcela Loureiro/IFMG-GV), Business Canvas (Thalles Coutinho/AIDA Telecom) e Introdução ao software Arena Profª Tatielle Longhini/IFMG-GV).

A III SAEP é uma promoção dos docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção do Campus e acontece anualmente.