Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para a V Feira de Ciências

Inscrições abertas para a V Feira de Ciências

Com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia dos estudantes e promover a divulgação científica de projetos do campus Governador Valadares, será realizada no dia 28 de outubro a V Feira de Ciências. As inscrições de trabalhos vão até o dia 3 de setembro
publicado: 31/07/2017 11h54, última modificação: 03/08/2017 07h51

Chegou o momento de os estudantes dos cursos técnicos integrados do IFMG - Campus Governador Valadares evocarem seu espírito investigativo e a criatividade para tirarem as ideias do papel. O espaço para essa aventura científica é a V Feira de Ciências, a ser realizada no campus no dia 28 de outubro.

Seguindo a tradição das edições anteriores, o tema será o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): "A Matemática está em tudo". “A Matemática é uma ferramenta essencial para explicar e entender a realidade nos diferentes contextos das áreas do conhecimento humano. Uma obra de arte pode ser dissecada à luz dos saberes artísticos (técnicas, materiais, cores) ou matemáticos (simetria, geometria, proporções). A modelagem matemática pode ser utilizada tanto para estudar a distribuição de água de um reservatório ou o tratamento de um tipo de câncer”, ilustra a professora de física e presidente da Comissão Organizadora da Feira, Juliana Franco.

Inscreva-se!
As inscrições iniciaram-se no dia 28 de julho e seguem até 3 de setembro. Serão aceitos trabalhos nas categorias Experiência e Inovação/Invenção. Cada grupo participante deve ter, no mínimo, três componentes e, no máximo, cinco. Além disso, deverá ter um orientador, podendo ser docente ou técnico-administrativo do campus.

Haverá premiação para os três melhores trabalhos de acordo com a apuração das notas dadas pela Comissão Julgadora.

Acesse aqui o Regulamento e o Modelo de Resumo para inscrição na V Feira de Ciências.

Sessão tira-dúvidas
A partir do dia 31 de julho, de 13h às 14h, no hall do prédio de ensino, alunos do 2º ano do curso técnico que já participaram de outras edições da Feira estarão à disposição para que tirar dúvidas dos colegas sobre o regulamento, inscrições, entre outros.

Motivos para participar
“É uma oportunidade para o estudante desenvolver o pensamento científico,  a pesquisa científica, fazer uso dos espaços e equipamentos disponíveis nos laboratórios de ciências, pôr em prática a escrita científica, trabalhar em equipe e interagir com os professores e técnicos fora do ambiente de sala de aula. Além disso, os trabalhos apresentados na V Feira de Ciências serão avaliados por uma Comissão e as equipes detentoras dos três melhores trabalhos receberão medalhas”, argumenta Juliana.

A Comissão Organizadora espera que o evento promova o debate sobre a ciência e a técnica, de maneira a articular teoria e prática, contribuindo para a formação acadêmica, profissional e cultural dos estudantes e ainda incentive a procura por carreiras científicas e tecnológicas.

Mais informações sobre a V Feira de Ciências do IFMG-GV pelo site oficial do evento ou pelo e-mail feiradeciencias.gv@ifmg.edu.br.