Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para minicurso de Qgis Básico

Inscrições abertas para minicurso de Qgis Básico

Ofertada gratuitamente à comunidade acadêmica e externa, a capacitação foca na utilização de software livre para a realização de análises a partir de ferramentas de geoprocessamento. As inscrições são online e acontecem entre os dias 11 e 15/09. As aulas acontecerão no Campus nos dias 16 e 23/09
publicado: 11/09/2017 16h00, última modificação: 12/09/2017 15h18

O IFMG - Campus Governador Valadares oferecerá nos dias 16 e 23 de setembro de 2017, das 8h às 12h, o minicurso de Qgis Básico. Ao todo, são 40 vagas. A capacitação é gratuita e aberta à participação de membros da comunidade acadêmica do IFMG e também da comunidade externa.

A carga horária do curso é de 20 horas; uma parte será contabilizada através de atividade prática que deverá ser desenvolvida pelos participantes entre os dias 17 e 22 de setembro de 2017. Os concluintes serão certificados pelo IFMG-GV.

As inscrições serão realizadas a partir das 16h do dia 11/09 até as 19h do dia 15/09 pelo link: certificadolivre.com.br/evento?id=3183.

Objetivos
O minicurso tem como principais objetivos oportunizar a utilização de software livre para a realização de análises a partir de ferramentas de geoprocessamento, a exemplo da confecção de mapa temático, e capacitar os participantes com algumas ferramentas de geoprocessamento.

Os temas a serem abordados são de extrema relevância para a formação acadêmica de todo estudante ou pessoa que necessita utilizar ferramentas de geoprocessamento para execução de sua atividade profissional. Esta formação proporcionará aos participantes as noções básicas sobre o software Qgis e sua aplicabilidade.

Facilitadores
O curso será ministrado por Ronualdo Reis Paixão Pereira, tecnólogo em Gestão Ambiental e egresso do IFMG-GV, juntamente com o professor Diego Dantas Amorim, da área de Ciências Biológicas, Meio Ambiente e Saúde do IFMG-GV.

Ementa do curso
Apresentação do Qgis, Datum e Sistema de Coordenadas; Inicialização de projeto no Qgis, Inserção de arquivos vetoriais no Qgis, Geração de camadas a partir coordenadas de GPS, Criação de camadas Shapefile, Inserção de dados raster, Ferramentas de seleção, Consulta à tabela de atributos, Instalação de complementos, Reprojeção de camadas, Rotulação, Introdução a mapas temáticos, Geração de mapas de Impressão, Principais aplicações do Qgis na gestão ambiental.

Outras informações podem ser obtidas pelo email diego.dantas@ifmg.edu.br ou pelo telefone (33) 3272-5411.