Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornada Pedagógica promove integração e fortalecimento das estratégicas do Ensino para 2021

por Comunicação publicado: 26/01/2021 12h21, última modificação: 26/01/2021 17h06

Entre os dias 4 e 21 de janeiro, docentes e técnicos administrativos do IFMG – Campus Governador Valadares participaram da Jornada Pedagógica 2021, organizada pela Diretoria de Desenvolvimento Educacional e pelo setor pedagógico da instituição.

Palestras sobre qualidade de vida no trabalho, ergonomia, mecanismos para combate ao estresse e ansiedade, desafios para a implementação de um currículo integrado nos cursos técnicos e treinamento para uso de sistemas institucionais foram algumas das atividades que fizeram parte da programação.

O Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus, prof. Tonimar Senra, destaca a relevância do evento em meio aos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus ao longo de 2020. "A rotina escolar tem sido muito corrida e nem sempre é fácil termos um momento de total imersão sobre a prática docente e o planejamento do ano letivo. Mas devido à configuração que o calendário acadêmico 2020 tomou, após implementação do ensino remoto emergencial foi possível discutirmos o ensino. Por isso, foi muito gratificante para mim, enquanto Diretor de Ensino, ter condições de estruturar uma Jornada Pedagógica no formato que realizamos. Isso porque conseguimos ter praticamente três semanas com atividades diárias as quais tiveram como objeto proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente, discutir os desafios do ensino nesse novo formato, se capacitar quanto ao uso do Sistema Eletrônico Integrado (SEI), além de discutirmos e deliberarmos sobre o arranjo e planejamento das nossas atividades acadêmicas para o ano letivo 2021".

Avaliação dos participantes

Na opinião do pedagogo Marcelo Martins, o evento foi bastante proveitoso. “Foi um momento importante de qualificação, formação continuada, e compartilhamento de ideias e experiências sobre o fazer pedagógico cotidiano. Uma oportunidade de estreitarmos laços profissionais e pessoais e de planejarmos as ações para 2021, considerando os diversos cenários, objetivando a otimização do processo ensino-aprendizagem”.

Quem também aprovou a edição 2021 da Jornada pedagógica foi a professora de matemática Ana Catarina Cantoni Roque que classificou a atividade como “bastante enriquecedora e produtiva”. Em sua avaliação, destaca os muitos desafios impostos em 2020 e também os novos aprendizados gerados pelo momento. “Tivemos que nos adaptar e encontrar novas maneiras de fazer acontecer o processo de ensino-aprendizagem e a urgência, imposta pela pandemia, não nos permitiu ter muito contato com colegas de outras áreas. Foi um trabalho um pouco solitário. Na jornada tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências individualmente e por área, e essa troca nos permitiu conhecer o que deu certo ou errado na prática dos colegas e possibilitou que refletíssemos e repensássemos sobre nossas próprias práticas”.

Ana Catarina também elogiou as palestras ofertadas na programação que, segundo ela, foram dinâmicas e interativas e tem potencial para acarretar mudanças positivas no trabalho.

A docente destacou ainda a importância do momento de avaliação coletiva sobre a dinâmica do ensino remoto efetivado no ano de 2020, oportunidade em que puderam propor, coletivamente, alternativas para melhorar aquilo que avaliaram não ter sido muito positivo. “Essa foi a primeira Jornada Pedagógica totalmente online proposta pelo IFMG-GV e entendo que foi a mais produtiva que participei em meus 10 anos como docente na instituição. Minha esperança é que, como fruto dessa jornada, o ano letivo de 2021 seja melhor do que foi o de 2020”.