Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório tecnológico do Programa Include é oficialmente inaugurado no Campus GV

Evento reuniu gestores da Fundação Renova, do Instituto Campus Party, do IFMG-GV, pais, amigos e familiares dos adolescentes e jovens que participam de cursos voltados à cultura maker, inovação e empreendedorismo
publicado: 11/03/2024 14h20, última modificação: 13/03/2024 15h50

O Laboratório Include, que funciona no Campus Governador Valadares do IFMG, foi oficialmente inaugurado em cerimônia festiva, na noite do dia 28 de fevereiro. Durante o evento, realizado no auditório, 40 aprendizes do Ciclo I foram certificados.

O Programa Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party em parceria com a Fundação Renova. Busca contribuir para o fortalecimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo nas regiões onde atua.

O projeto Include tem por objetivo inserir adolescentes e jovens ao ambiente digital, por meio do ensino gratuito de robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas). Os laboratórios possuem mobília e equipamento de primeira linha para ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros. A meta é capacitar cerca de 200 jovens, entre 10 a 18 anos, do município de Governador Valadares, no decorrer de dois anos.

Parceria

Inauguração Laboratório Include_IFMG-GV_28/02/2024.jpegNo IFMG-GV o Laboratório Include funciona em um espaço 58,16 m², localizado no segundo andar do ginásio poliesportivo, próximo ao Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE). O Campus GV recebeu o projeto após ser aprovado em edital do Instituto Campus Party, em 2023, comprometendo-se a atender diversos requisitos como fornecimento de água, energia elétrica, internet banda-larga, além de espaço físico com boa ventilação, limpeza e segurança.

Após os dois anos de projeto, os equipamentos passam a pertencer ao IFMG Campus GV, oportunidade em que a instituição poderá desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade.

Include Day_13/03/2024.jpegVenha conhecer!
A comunidade acadêmica e externa está convidada a participar do Include Day, evento em que serão apresentados os trabalhos desenvolvidos no Laboratório Include. A exposição acontecerá nesta quarta-feira (13/03), de 10h às 12h e 14h às 16h. É gratuita e aberta à comunidade acadêmica e externa, sem necessidade de inscrição prévia.

Acompanhe as ações do Programa Include pelas redes sociais: @institutocampusparty.