Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC lança plataforma com 280 cursos gratuitos de capacitação

MEC lança plataforma com 280 cursos gratuitos de capacitação

Curso do IFMG são oriundos da Plataforma +IFMG. Além de contribuir com 14 cursos, instituição disponibilizou cartilhas informativas sobre assédio moral e sexual, elaboradas pela Corregedoria Geral.
publicado: 07/12/2022 10h28, última modificação: 12/12/2022 13h36

Visando promover ações de inovação, empreendedorismo, formação e qualificação tanto do serviço público quanto dos servidores da Rede Federal de EPCT, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Plataforma Digital de Formação Continuada (PlaforEDU), um espaço virtual com diversos cursos organizados por itinerários e trilhas formativas com foco na formação de servidores.

São 280 cursos online abertos (Cursos Mooc) divididos em itinerários formativos que são:

1. Iniciação ao serviço público

2. Técnico-Administrativo em Educação

3. Docente

4. Gerencial

5. Preparação para Aposentadoria

A organização das trilhas formativas e dos cursos pode ser visualizada em uma mandala de competências que teve sua origem nas competências transversais e de liderança da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e também pela Digital Competence Framework for Educators (DigiCompEdu).

Dentre as instituições de ensino que contribuíram com capacitações online está o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) com 14 cursos, sendo oito no itinerário técnico e seis no itinerário docente, além de duas cartilhas informativas sobre assédio moral e sexual, elaboradas pela Corregedoria Geral do IFMG.

O funcionamento da plataforma é simples. Basta que o servidor selecione as competências associadas ao seu perfil profissional, a partir de uma busca simples, e tenha acesso gratuitamente a todos os cursos relacionados àquelas competências.

Clique Aqui | Veja como funciona a plataforma

A construção da plataforma

Lançada em 13 de abril de 2022, atuaram como responsáveis pela adaptação do Plafor ao mundo digital a coordenadora-geral de Desenvolvimento de Pessoas, Silvilene Silva; o coordenador da PlaforEdu, Fábio Ribeiro; ambos do ministério da Educação (MEC); e a coordenadora-geral do Plafor, professora Patrícia de Albuquerque Maia, do IFRN Campus Lajes.

Além disso, o desenvolvimento da plataforma digital foi coordenado pelo professor Thiago Medeiros, do IFRN Campus Natal-Zona Leste em parceria com o professor Raymundo Carlos Machado, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

No último dia 07 de novembro, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) instituiu a portaria nº 633 que atualizou o Plafor e instituiu a PlaforEDU com o objetivo de promover o desenvolvimento e a valorização das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Clique Aqui | Portaria nº 633, de 07 de novembro de 2022

Impactos da PlaforEDU para o IFMG e Rede Federal

O diretor de Administração e Desenvolvimento de Pessoas e representante da região Sudeste pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgep) junto à Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Pessoas (CGDP/SETEC), Daniel dos Reis Pedrosa, ressaltou a importância da plataforma para a formação e desenvolvimento profissional do servidor. “A PlaforEDU é uma excelente oportunidade de capacitação, onde os servidores podem encontrar capacitações divididas por itinerários e trilhas formativas, a partir de competências que possibilitam a formação continuada dos servidores da Rede, pela Rede e para a Rede. Esperamos que os servidores e outros interessados também utilizem a plataforma para seu desenvolvimento pessoal e profissional e assim também conheçam um pouco mais na Rede Federal e de seu potencial de ensino e formação das pessoas”, afirmou.

Fonte: Portal IFMG

registrado em: , , ,