Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mentoria online é concluída com avaliação positiva pelos empreendedores beneficiados
conteúdo

Notícias

Mentoria online é concluída com avaliação positiva pelos empreendedores beneficiados

por Comunicação publicado: 03/06/2020 12h48, última modificação: 03/06/2020 17h16

Imagine poder contar com o suporte gratuito de profissionais de diversas áreas para encontrar boas soluções e seguir com os negócios em meio à pandemia? Esse serviço foi ofertado, em maio, pelo IFMG – Campus Governador Valadares a nove micro e pequenos empreendedores formais e informais, de Governador Valadares e cidades circunvizinhas, por meio do Programa de Mentoria Online. 

A equipe de mentores, formada por quatro docentes, quatro técnicos-administrativos, e seis graduandos, sendo três da empresa-júnior do Campus, atendeu os seguintes empreendimentos: loja de material de construção, mercearia, academia para bebês, loja de açaí, salão de beleza, produtora de geladinho, loja de autopeças, escola de programação e academia de ginástica. 

Como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus, as atividades ocorreram de forma 100% online por meio de plataformas de webconferência e outros aplicativos, como o WhatsApp.

No primeiro contato com os empreendedores foi esclarecida a diferença entre consultoria e mentoria. “A consultoria se caracteriza como um serviço empresarial com o objetivo de diagnosticar problemas, conhecer os concorrentes e analisar como trabalham, identificar oportunidades e entregar soluções práticas com início, meio e fim. Já a função do mentor é inspirar, explorar caminhos e orientar com uma visão multidisciplinar e estratégica”, explica a professora Tatielle Longhini, coordenadora do programa.

Etapas

O trabalho teve início com o diagnóstico da situação de cada empreendimento. Questionários foram aplicados para que os mentores pudessem conhecer os empreendedores e os aspectos mercadológicos, operacionais, estratégicos, econômico-financeiro, mão de obra, e legais de seus respectivos negócios.

Após o levantamento, foram mapeadas as principais necessidades de cada empreendedor. As recomendações foram diversas e repassadas em conformidade com as demandas apresentadas. Algumas foram comum a todos os nove participantes como a indicação de estratégias de divulgação e de comercialização, possibilidades de expansão do negócio, práticas de gestão de estoques, de implementação de sistemas de controle e de administração financeira, além de ações de treinamento, capacitação e valorização da equipe de trabalho. 

Outra solicitação recorrente foi de apoio a aspectos legais, especialmente em função das Medidas Provisórias publicadas recentemente pelo governo federal. E também solicitações de apoio para o desenvolvimento de contratos e para designar o tipo de enquadramento legal e contábil mais adequado à realidade da empresa.

Ao final dos encontros online, foi entregue aos participantes um relatório final com as propostas recomendadas pelos mentores.

Avaliações e resultados

Em pesquisa de satisfação aplicada ao final do programa, respondida por sete dos nove participantes, os micro e pequenos empreendedores avaliaram em 100% a qualidade do atendimento realizado pelos integrantes da mentoria e também a reunião de apresentação dos resultados. Perguntados se recomendariam o programa a outros empreendedores, todos responderam de forma afirmativa.

Os demais índices avaliados na pesquisa foram: atendimento de expectativas (94,3%), qualidade das propostas apresentadas (95,7%) e esclarecimento de dúvidas (94,3%). O índice geral de avaliação do programa de mentoria foi de 96,9%.

Confira alguns feedbacks registrados pelos empreendedores na pesquisa de satisfação:

“A mentoria foi muito boa, me ajudou a ter uma visão sobre os possíveis problemas e as sua soluções. O que eu acrescentaria seria aumentar o número de reunião para conhecer melhor a empresa e seus problemas, somente uma reunião para análise é muito pouco; ficaram um pouco generalizadas, no meu ponto de vista. Porém, eu gostei muito de ter participado. Indicaria a todos que eu conheço. Obrigado pelo tempo dedicado por todos”.

 “A equipe fez o trabalho com excelência. Meus parabéns e muito obrigada”.

“Acredito que o segredo de uma experiência agradável na mentoria é a sinceridade, entregar de bandeja o negócio para as pessoas que estão dispostas a ajudar, pois só assim será entregue um ‘rumo para o negócio’. Agradeço imensamente a cada profissional, cada aluno por ser disponibilizar e estar tão disposto a ajudar. Amei”.

“Excelente trabalho apresentado. Me permitiu ter um novo pensamento. Alguns pontos eu não via e, após a mentoria, pude ter ideias de como trabalhar e ter uma nova visão. Agradeço a todos os envolvidos”.

 
E a satisfação não foi só dos empreendedores beneficiados pela mentoria, mas também da equipe que revela ter sido uma troca de experiência bastante proveitosa para todos os envolvidos.

 "Participei da mentoria dando apoio na área jurídica (aspectos legais). Foi um prazer atender as empresas selecionadas. Procurei elucidar, de forma objetiva e clara, as dúvidas apresentadas e elenquei todas as medidas passíveis de serem utilizadas como medida de manutenção da empresa e dos empregos. Agradeço a oportunidade de poder contribuir e amparar essas empresas atingidas pela crise do Covid-19". (Keila Cristina M. Quintão Vila Real, técnica-administrativa, formada em Direito)

 "O projeto de mentoria foi uma ação brilhante da professora Tatielle, que nos possibilitou dar um retorno rápido às necessidades da sociedade nesse momento de crise, colocando à disposição dos participantes nossas experiências profissionais e conhecimentos acadêmicos, nos engrandecendo como pessoa, profissional, servidor público e cidadão”. (Neuber Samy Ferreira de Souza, professor da área de Administração)

 “Foi uma grande oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia de Produção diante de situações reais, em empresas que estão sendo afetadas pela pandemia da Covid-19. Aos empreendedores que abraçaram nosso projeto, espero que tenhamos atendido suas expectativas e que as soluções apresentadas consigam ser aplicadas. Gostaria de agradecer por toda a confiança que tiveram em nós e, principalmente, pela oportunidade de aprendizado. Aos docentes, tenho imensa gratidão pela oportunidade, pelos conselhos e ensinamentos. Espero que não pare por aqui, que novos projetos como esse sejam realizados e que eu possa estar sempre contribuindo”. (Suzane de Oliveira Silva, graduanda do curso de Engenharia de Produção)

Para a coordenadora do programa, esse é o tipo de ação que reafirma o compromisso do IFMG-GV junto à sociedade. “O conhecimento gerado em ambiente universitário deve extrapolar os muros do campus e chegar até à comunidade. Isso é fundamental para estreitar a relação com os empresários locais, de modo que eles identifiquem na instituição um apoio para se desenvolverem e acessarem mão de obra de qualidade entre os alunos”.

Profª Tatielle pontua também o ganho da ação para os discentes. “Foi uma oportunidade de aproximar os graduandos da vivência profissional, especialmente aqueles que estão ligados à SGE Consultoria Júnior, que tem como planejamento para 2020 prospectar seus serviços de consultoria e captar empresas para o desenvolvimento das ações”.

Conheça a equipe técnica do Programa Mentoria Online

Docentes: Tatielle Menolli Longhini, Klaudia Maria Machado Neves Silva, Neuber Samy de Sousa, Luiz Filipe Santos Lima. 

Técnicos-administrativos: Yury Aranha de Oliveira, Keila Cristina Machado Quintão Vila Real; Luiz Gustavo Torres Barroso, Marilda Morais de Lima Souza.

Discentes: Suzane de Oliveira Silva, Camila Corrêa Cirilo, Mauri Nunes da Silveira, Jackeline do Carmo Silva, Katiele Cardoso, Mateus Antônio Pereira.

Os resultados positivos obtidos pelo programa são frutos do empenho de toda a equipe, garante a coordenadora. “O trabalho foi muito gratificante. Os servidores e estudantes que atuaram como mentores se dedicaram muito para entregar boas propostas aos empreendedores. Todos realmente abraçaram a ideia do projeto, desde o início”, reconhece.