Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental completará 10 anos e abre processo seletivo para novos estudantes

Em 2024, o MPSTA completa 10 anos de existência com mais de 120 defesas já realizadas. Edital disponibiliza 22 novas vagas para ingresso no próximo ano. Inscrições ficam abertas até o dia 15 de novembro.
publicado: 10/10/2023 13h57, última modificação: 06/11/2023 08h07

A busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais do nosso tempo nunca foi tão crucial. O IFMG Campus Bambuí está com processo seletivo aberto para o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA).

As inscrições ficam abertas até o dia 15 de novembro e tem um custo de R$198. Os interessados devem acessar o Edital 42/2023 (clique aqui) e enviar todos os documentos exigidos para o e-mail mestrado.sustentabilidade@ifmg.edu.br

Clique Aqui | Edital 42/2023 - Seleção de estudantes para o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental

São 22 vagas para ingresso no 1º período de 2024 e, distribuídas de acordo com a disponibilidade de orientação de cada docente. O MPSTA está estruturado em cinco núcleos de pesquisa:

> Análise e Gestão da Paisagem;
> Educação e Sustentabilidade;
> Estudos em Agroecossistemas;
> Gestão de Águas, Efluentes e Resíduos Sólidos;
> Meio Ambiente e Saúde.

O certame terá três etapas: análise dos pré-projetos, apresentação dos pré-projetos e análise curricular. Confira abaixo o cronograma do Processo Seletivo:

1ª etapa – Análise dos pré-projetos – 16 a 20 de novembro de 2023
2ª etapa – Apresentação dos pré-projetos – 27 a 29 de novembro de 2023
3ª etapa – Análise curricular – até 30 de novembro de 2023
Resultados preliminares – até 18 de dezembro de 2023
Resultados finais – até 21 de dezembro de 2023
Pré-matrículas – 22 a 31 de dezembro de 2023
Efetivação das matrículas – 02 a 07 de janeiro de 2024
Início das aulas (programação) – 23 de fevereiro de 2024

Legado do MPSTA

O MPSTA foi aprovado no final de 2014 e os primeiros alunos ingressaram em 2015. Em 2016, os primeiros alunos defenderam suas dissertações, e desde então, o mestrado tem buscado melhorar seus indicadores, em uma visão integrativa.

Durante essa trajetória, o MPSTA já realizou 120 defesas, onde podemos destacar diversas dissertações, dentre elas: análise espaço-temporal das chuvas persistentes, ocorridas na região do Parque Estadual do Rio Doce (PERD); estudo de caso sobre a logística reversa de medicamentos (LRM); criação de um instrumento de apoio à tomada de decisão quanto à renovação de licenças ambientais da atividade minerária em Minas Gerais; tecnologia de passeio virtual por meio de imagens panoramicoas 360° e etc.

Outros projetos acabaram gerando pela patente pelo INPI, como é o caso do trabalho do egresso Tiago Lucas Ferreira, intitulado “Estudo de caso: automação da análise do tratamento de efluente da oficina de locomotiva da VLI com uso de Arduino”, onde é abordado o planejamento e a gestão de resíduos hídricos.

Clique Aqui | Repositório de Defesas

Sobre o Mestrado

O curso é gratuito e as aulas são realizadas presencialmente no Campus Bambuí, às sextas-feiras, sábados e domingos, podendo ser ofertadas disciplinas de forma condensada ou híbrida no Campus sede do programa e em outros campi de instituições de ensino e pesquisa parceiras, com comunicação prévia, e de acordo com plano de ensino da disciplina.

Clique Aqui | Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA)

Fonte: Portal IFMG