Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres na Ciência completa dez edições e propõe discussão sobre a busca do autoconhecimento
conteúdo

Notícias

Mulheres na Ciência completa dez edições e propõe discussão sobre a busca do autoconhecimento

Participantes da roda de conversa compartilham os caminhos internos para a descoberta feminina em diferentes perspectivas. Evento, promovido pela Fundep/UFMG, será realizado on-line, em 10/2, com inscrições gratuitas
publicado: 01/02/2023 10h45, última modificação: 01/02/2023 11h56

No dia 10 de fevereiro, às 15h, a série de encontros Mulheres na Ciência - iniciativa coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) em parceria com o State Innovation Center - completa dez edições de encontros temáticos com uma roda de conversa que vai discutir o autoconhecimento como instrumento para o desenvolvimento profissional e pessoal da mulher, a partir das experiências das participantes.

As convidadas do evento compartilham experiências de descobertas em diferentes perspectivas, desde a compreensão da influência do ciclo menstrual, passando pela relação com a religiosidade, até a consolidação da carreira acadêmica.

O evento também celebra o Dia Internacional das Meninas e das Mulheres na Ciência, data instituída em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a educação de base e o trabalho das mulheres cientistas. “Herdei o meu nome de uma avó poeta que publicou um único livro, em outro tempo, muito mais difícil para as mulheres. Atualmente vivemos uma época melhor, me considero realizada no domínio da literatura”, reflete a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Guiomar de Grammont, uma das participantes do encontro.

Também estarão presentes na 10ª edição do Mulheres na Ciência Juliana Prado, especialista em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e buscadora do autoconhecimento; Juliana Crepalde, doutora em Inovação Tecnológica, mestre em Direito Internacional Público e coordenadora executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT-UFMG); Mãe Carmen de Oxum, líder do terreiro Ilê Olá Omí Asé Opô Araká e representante das religiões de matriz africana no comitê gestor da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

A mediação será realizada por Taciana Fortunati, diretora audiovisual e terapeuta menstrual. “Desenvolver a auto percepção a partir do meu ciclo menstrual foi transformador. Comecei a olhar para mim, minha rotina, alimentação, comportamento, sensualidade e até a forma como visto e meus interesses como um ciclo", diz Fortunati.

Os encontros Mulheres na Ciência têm o apoio institucional do Biotechtown, hub de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios nas áreas de biotecnologia e ciências da vida. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser realizadas na plataforma Sympla. Haverá certificado de participação para quem fizer o cadastro no link.

Mulheres na Ciência #10 - Buscadoras do Autoconhecimento
10/2 - 15h às 16h30 
Clique para se inscrever

Saiba mais sobre as participantes


Fonte: Portal IFMG