Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novembro Azul - Campanha visa combater o preconceito e alertar sobre a prevenção

publicado: 06/11/2017 11h20, última modificação: 08/11/2017 10h19

A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil vítima de câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Para endossar a luta contra o preconceito, alertar o público masculino sobre os riscos de se negligenciar a doença e a importância da prevenção, o IFMG - Campus Governador Valadares promove ações diversas neste mês de novembro.

Duas “árvores” com o nome dos estudantes e dos docentes, técnicos-administrativos e terceirizados, além de cartazes foram afixados nas portas e murais dos prédios de Ensino e Administrativo.

A tradicional fita azul também foi distribuída aos alunos, servidores e terceirizados.

No dia 17 de novembro, às 14h, no auditório do Campus, acontecerá uma palestra com o médico urologista Dr. Emerson Ramos Lopes, que também é professor do curso de medicina da UFJF-GV. A atividade é gratuita e aberta também a pessoas da comunidade externa.

Saiba mais!
No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano são descobertos 61.200 novos casos de câncer de próstata, com um total de 13.772 mortes/ano¹. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.

Em setembro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou uma cartilha que trata de aspectos gerais do câncer de próstata e aborda possibilidades e limites para detecção precoce, fatores que podem aumentar o risco da doença, além de sinais e sintomas do tumor.