Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Núcleo de Inovação Tecnológica seleciona bolsistas em Ciência e Tecnologia

Núcleo de Inovação Tecnológica seleciona bolsistas em Ciência e Tecnologia

São oferecidas duas bolsas BDCTI/Fapemig nível II, no valor de R$ 2.800, com duração de até 30 meses. A seleção se dará em duas etapas, por análise de currículo e entrevista. Inscrições até 19/2.
publicado: 11/01/2023 10h40, última modificação: 14/01/2023 16h03

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que busca contratar bolsistas de gestão em ciência e tecnologia para atuação no Núcleo de Inovação Tecnológica do (NIT/IFMG). São disponibilizadas duas vagas, cujas características, bem como as regras da seleção, podem ser conferidas no edital 05/2023.

As Bolsas de Desenvolvimento em Ciências, Tecnologia e Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (BDCTI/Fapemig), têm como objetivo o fortalecimento de equipes institucionais por meio da agregação temporária de profissionais, sem vínculo empregatício, necessários ao desenvolvimento de projetos de gestão, da inovação e transferência de tecnologia. Neste caso, os selecionados irão atuar no desenvolvimento de projetos relacionados às competências do NIT-IFMG.

Entre as atribuições gerais dos bolsistas, estão: difundir a cultura de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica no IFMG; auxiliar na execução do plano de metas de inovação do Instituto; promover a integração e interação do NIT com a comunidade; estimular o empreendedorismo e a transferência de tecnologia; apoiar a criação e desenvolvimento de normas e regulamentos na área de inovação; auxiliar na elaboração de materiais informativos para difusão da propriedade intelectual na instituição, além de outras, conforme descrito no item 3 do edital.

Inscrições até 19/02: CLIQUE AQUI

Veja o edital 05/2023

São oferecidas duas bolsas BDCTI/Fapemig nível II, no valor de R$ 2.800, com duração de até 30 meses. A seleção se dará em duas etapas, por análise de currículo e entrevista. Os bolsistas devem cumprir uma carga horária semanal de 30h, sendo 6 horas diárias. Veja as atribuições específicas e  os pré-requisitos para cada tipo de vaga:

Atribuições específicas Pré-requisitos
Bolsista LIC1 Desenvolver cursos na área maker, utilizando impressora 3D, kit robótica LEGO, kit robótica Arduíno, Drone, programação de computador e máquina de corte a Laser. Ministrar capacitações para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. Acompanhar as manutenções dos equipamentos do LIC. Participar de eventos de Inovação. i. Possuir título de mestrado na área de Engenharia, Ciência da Computação, Educação ou Física; ou
ii. Ser estudante de doutorado na área de Engenharia, ciência da computação, Educação ou Física; ou
iii. Possuir título de graduação na área de Engenharia, licenciaturas ou computação com pelo menos 6 anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação.
Bolsista LIC2 Realizar a divulgação do LIC nas redes sociais. Realizar Realizar prospecção de cidades e escolas nas quais serão realizados os cursos do LIC. Negociar com as prefeituras Prefeituras as condições para a utilização do LIC. Realizar podcast e newsletter na área de inovação. i. Possuir título de mestrado em qualquer área; ou
ii. Ser estudante de doutorado em qualquer área; ou
iii. Possuir título de graduação em qualquer área, com pelo menos 6 anos de efetiva experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou inovação.

resultado final está previsto para o dia 27 de fevereiro e as atividades inicias, para 6 de março.

Fonte: Portal IFMG