Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra discutiu a história e cultura dos índios pataxós no Vale do Rio Doce
conteúdo

Notícias

Palestra discutiu a história e cultura dos índios pataxós no Vale do Rio Doce

No último dia 12, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Governador Valadares promoveu a palestra "Pataxós do Rio Doce: história, cultura e economia", ministrada pelo antropólogo Jorge Luiz de Paula, servidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
publicado: 17/04/2017 16h24, última modificação: 18/04/2017 09h28

No último dia 12, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Governador Valadares promoveu a palestra "Pataxós do Rio Doce: história, cultura e economia", ministrada pelo antropólogo Jorge Luiz de Paula, servidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A palestra foi ministrada nos turnos matutino e noturno, atendendo aos alunos dos diversos cursos ofertados pelo campus e também a comunidade externa e faz parte das atividades do Abril Indígena organizadas pelo NEABI.

O antropólogo Jorge Luiz de Paula abordou, entre outros temas, a história dos povos indígenas no Brasil Colonial, a diáspora pataxó na década de 1940, a reocupação indígena do Vale do Rio Doce e a formação da aldeia pataxó Geru Tucunã no Parque Estadual do Rio Corrente.

Segundo Jorge, o Brasil conta atualmente com mais de 300 povos indígenas. São ao todo 180 línguas diferentes. Um dos maiores problemas ainda enfrentados por esses povos é a questão da demarcação de terras. Este é o caso, por exemplo, dos indígenas pataxós da aldeia Geru Tucunã, que ocupam desde 2010 uma área no Parque Estadual do Rio Corrente, localizado no município de Açucena.

Segundo os organizadores, a palestra foi um sucesso, contribuindo para a construção de uma educação inclusiva e o respeito à diversidade e pluralidade cultural. O NEABI ainda organizará duas atividades neste mês: uma visita técnica à aldeia Geru Tucunã no dia 20/04 e uma visita ao Parque Natural Municipal no dia ​26/04 para participação das atividades de comemoração ao Dia do Índio.​

Palestra Pataxós do Rio Doce - 2017-04-12.jpg

Palestra NEABI - Antropólogo FUNAI a.jpg

Palestra NEABI - Antropólogo FUNAI b.jpg

Palestra NEABI - Antropólogo FUNAI c.jpg

Palestra NEABI - Antropólogo FUNAI d.jpg

Palestra NEABI - Antropólogo FUNAI e.jpg

registrado em: ,