Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa sobre filme biodegradável que prolonga a vida útil dos alimentos é selecionada para a Fenitec

A 1ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia do IFMG (Fenitec) acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho, em BH. Trata-se de uma grande oportunidade para identificar potenciais investidores do setor produtivo para a pesquisa
publicado: 05/06/2017 08h35, última modificação: 05/06/2017 08h35

O campus Governador Valadares será representado por meio da pesquisa “Produção e caracterização físico-química de filmes biodegradáveis à base de amido e de óleos essenciais para conservação de alimentos” na 1ª Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia do IFMG (Fenitec), a ser realizada em Belo Horizonte nos dias 6, 7 e 8 de junho. O estudo é desenvolvido pelo Professor PhD. Tonimar Domiciano Arrighi Senra juntamente com os alunos bolsistas Beatriz Almeida Figueiredo (curso Técnico de Meio Ambiente) e Leandro Carvalho Moraes (curso superior em Engenharia de Produção).

Filmes biodegradáveis usando amido de milho já são conhecidos. O diferencial que propomos é adicionar extratos obtidos da flora brasileira como, por exemplo, urucum, clorofila, própolis, porque são substâncias que têm propriedades antimicrobianas e antioxidantes conhecidas. Assim, a embalagem não servirá apenas para envolver o produto alimentício, mas também para conservar e prolongar a sua vida útil”, explica o professor. Ele ressalta ainda o impacto positivo da pesquisa para o meio ambiente. “Utilizamos substâncias obtidas a partir de fontes renováveis para produzir esses filmes, sendo que essas substâncias se decompõem na natureza com certa rapidez. Dessa forma, o tempo de permanência desses filmes na natureza será significativamente reduzido”.

Sobre a Feira

A Fenitec se propõe a ser um ambiente propício para se firmar parcerias entre desenvolvedores de tecnologias e o setor produtivo. Participarão investidores, empresários, agências de fomento, inventores independentes, pesquisadores, professores e alunos de instituições públicas e privadas do estado de Minas Gerais.

Levar o estudo à Fenitec é uma excelente chance de identificar potenciais apoiadores, arremata Tonimar. “Buscamos interessados em nos auxiliar na divulgação ou mesmo viabilizar a realização dos testes de caracterização do produto para que a pesquisa avance e consigamos tornar o processo de produção mais atrativo do ponto de vista industrial”.

Experiências

A estudante Beatriz destaca a contribuição da pesquisa para sua formação. “A gente vem pro IFMG e espera ter experiências novas, diferentes das escolas antigas. Está sendo muito legal atuar com pesquisa, porque nos prepara para a faculdade e para a vida futura”.

A cada dia me surpreendendo mais com as descobertas. Aprimoramos nossa prática de pesquisa e aprendemos como funcionam coisas que nem são da nossa área. Tudo isso agrega muito, pois todo conhecimento é válido. Sobre o evento, acho que vai ser uma experiência bacana, porque eu só fui a BH até hoje uma vez. Então, estou ansioso tanto por voltar à capital quanto pelo projeto como um todo. A Feira terá a participação de muitos palestrantes de fora e vamos poder conhecer outras culturas. Estou com a expectativa lá em cima”, revela Leandro.

registrado em: