Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisador apresenta a gestores municipais estudo científico que pode contribuir para o ingresso do município na Sudene
conteúdo

Notícias

Pesquisador apresenta a gestores municipais estudo científico que pode contribuir para o ingresso do município na Sudene

publicado: 07/05/2019 09h31, última modificação: 07/05/2019 11h22

Com o intuito de contribuir com o processo de inclusão de Governador Valadares à jurisdição da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o professor da área de climatologia do IFMG – Campus Governador Valadares e doutor em Geografia Fúlvio Cupolillo se reuniu com o prefeito André Merlo, na tarde do dia 02 de maio. 

Também participaram da reunião o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Alcyr Nascimento Júnior, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Marcelo Aquino, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, Jackson Lemos, e o diretor de Ensino do IFMG-GV, prof. Tonimar Senra. 

Reunião SudeneNo encontro, prof. Fúlvio explicou os sistemas atmosféricos que atuam sobre a região do Vale do Rio Doce e que implicam, por exemplo, na predominância de um clima quente, chuvas concentradas e mal distribuídas, e estação seca mais prolongada. “Além de mapas decendiais, período de 1973 a 2003, com menores índices pluviométricos encontrados sempre na região do médio Doce envolvendo os municípios de Ipatinga, Governador Valadares e Aimorés, também foram apresentados gráficos de balanços hídricos climatológicos decendiais comparando dois períodos (1961 a 1990; e 1980 a 2002), que demonstram que a estação seca em Governador Valadares vem aumentando, tendo dos 36 decêndios que compõem um ano, 28 são secos”. 

Os participantes demonstraram interesse nos argumentos científicos apresentados pelo pesquisador, reconhecendo que os mesmos darão novo fôlego à defesa da inclusão de Governador Valadares e demais municípios do Vale do Rio Doce na área da Sudene. Como encaminhamento, prof. Fúlvio se comprometeu a produzir um relatório técnico com toda a fundamentação científica apresentada e repassar à Prefeitura dentro das próximas semanas. 

Outro desdobramento positivo da reunião foi a transferência de uma das estações meteorológicas do aeroporto da cidade para o Pico da Ibituruna. De acordo com prof. Fúlvio, o instrumental será útil para o estudo do clima urbano de Governador Valadares, juntamente com outros equipamentos meteorológicos da Agência Nacional de Águas (ANA), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e do próprio aeroporto já instalados e em funcionamento na cidade. 

Também foi acordado o apoio da Prefeitura na obra de calçamento das ruas do Campus por meio do repasse de resíduos do alto forno da Usiminas que a Prefeitura tem recebido da siderúrgica. 

Veja outras fotos do encontro no Flickr do Campus

Entenda os benefícios de participar da Sudene 

Lideranças políticas e empresariais da região pleiteiam já há alguns anos o ingresso de municípios do Vale do Rio Doce na Sudene porque passarão a contar com recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para projetos de desenvolvimento regional, além de ter acesso a linhas de créditos especiais e incentivos fiscais que poderão atrair novos investimentos, gerando, assim, novos empregos, desenvolvimento econômico e social e incentivo às atividades produtivas.