Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus marca presença no VI SIC e conquista prêmio de melhor banner

Campus marca presença no VI SIC e conquista prêmio de melhor banner

O Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG é realizado desde 2012 com o objetivo de apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos docentes e alunos
publicado: 23/06/2017 13h13, última modificação: 05/07/2017 12h59

O banner da pesquisa “Estudo da incidência de descargas atmosféricas na região de Governador Valadares” levou o prêmio de melhor banner no VI Seminário de Iniciação Científica (SIC), realizado entre os dias 20 e 21 de junho, no campus Betim. A autoria do estudo é do Prof. Ms. David Augusto Lopes e Laysa Rachid Gomes, aluna do 5º período de Engenharia de Produção, ambos do IFMG-GV.

O docente explica o objetivo do trabalho e como o mesmo pode contribuir com a segurança da comunidade. “O estudo utiliza dados de um sistema para avaliar a incidência de raios na região. Iremos avaliar também possíveis variáveis climáticas e/ou de relevo da região que podem influenciar na distribuição da incidência de descargas atmosféricas. De posse desses dados, é possível criar informativos ou cartilhas para ajudar em medidas de prevenção em relação a acidentes com descargas atmosféricas”.

Sustentabilidade
“Efeito no crescimento de gramínea esmeralda a partir do reuso do esgoto doméstico” e “Compostagem orgânica no campus Governador Valadares: ação contínua de comportamento ambiental” foram os trabalhos apresentados pelo Prof. Ms. Flávio Barony no VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFMG. O evento aconteceu entre os dias 20 e 21 de junho, no campus Betim, e reuniu estudantes e professores de 10 diferentes campi. Nesta edição, 74 projetos foram aprovados para apresentação.

Sobre o projeto da compostagem, Barony destaca a melhor participação da comunidade acadêmica na segregação dos resíduos, embora esse comportamento precise ser aprimorado. Ainda segundo o professor, o projeto é uma ação contínua e que envolveu vários estudantes desde o seu início, em julho de 2014. Para se ter uma ideia da contribuição ao meio ambiente, nos últimos 10 meses foram recolhidos, aproximadamente, 500 Kg de resíduos orgânicos da cantina do campus, que por meio do processo de compostagem foram utilizados, por exemplo, como insumo para a horta do Instituto.

Já sobre o projeto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do campus, Barony esclarece que, embora com atraso significativo, a instalação foi totalmente concluída no mês de maio deste ano e que se encontra em fase de obtenção da licença ambiental. “Trata-se de um projeto importante, pois permitirá o desenvolvimento de diversas outras pesquisas, além da que se iniciará”.

Apesar de os alunos envolvidos nas duas pesquisas não poderem ir a Betim, o docente salienta o aspecto positivo da atuação discente na pesquisa. “Agrega muito na formação dos alunos. Inclusive em uma das palestras proferida no SIC foi destacado o diferencial de formação do estudante que desenvolve pesquisa durante a sua trajetória acadêmica”.

Os alunos do IFMG-GV envolvidos nas pesquisas divulgadas no SIC são: Projeto Compostagem - Crislayne Moreira e Sílvia Eva Souza, ambas do 4º período de Tecnologia em Gestão Ambiental, e Lavínia Nunes, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Projeto ETE - Camila Rocha e Daniel Cleud Liberato, respectivamente, estudantes do 2º e 3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, e Cleto Rodrigues de Melo, tecnólogo em Gestão Ambiental.