Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas e experiências na área da pedagogia são compartilhadas no Planeta IFMG

por Comunicação publicado: 15/07/2021 07h39, última modificação: 16/07/2021 21h08

Os pedagogos do IFMG – Campus Governador Valadares, Marcelo Augusto dos Anjos Lima Martins e Clara Regina Agostini Oliveira, apresentaram resultados de pesquisas e experiências vivenciadas com alunos da instituição no Planeta IFMG, realizado entre os dias 6 e 9 de julho. O evento, de natureza acadêmica, teve por objetivo dar amplo conhecimento à comunidade interna e externa sobre as diversas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas por servidores e estudantes do Instituto.

Marcelo, que também é coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) do Campus, participou no dia 8 com um breve relato de experiência intitulado: “Formação verticalizada de um aluno com Síndrome de Asperger em um campus do IFMG do interior de Minas”. A produção integra o e-book Aprendendo a Conviver publicado recentemente sob o selo editorial IFMG. Na oportunidade, o pedagogo também tirou dúvidas dos participantes que acompanhavam ao vivo a programação pelo IFMG Play. Assista aqui!

Também no dia 8, Clara participou como debatedora da mesa “Juventude, Ensino Integrado e Formação Docente” com outros cinco pesquisadores do IFMG. A pedagoga trouxe para a discussão o tema Ensino Integrado, que faz parte de suas pesquisas de doutoramento. Assista aqui!

No dia seguinte, Clara colaborou no Painel de Pesquisas GPTAE II, voltado a debater o conhecimento produzido pelo Grupo de Pedagogos(as) e Técnicos(as) em Assuntos Educacionais do IFMG. Na oportunidade apresentou os avanços e resultados parciais obtidos nas investigações do seu doutorado com o tema "Organização Curricular – da profissionalização compulsória aos limites e possibilidades de integração do currículo". O trabalho é um estudo de caso em um curso técnico em agropecuária do IFMG - Campus São João Evangelista. Assista aqui!

Saiba mais!

Planeta IFMG: atividades tiveram participação de mais de 2600 pessoas