Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Premiação do I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática será dia 29

Premiação do I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática será dia 29

Os vencedores receberão medalhas em solenidade, às 14h, na Univale
publicado: 23/11/2018 10h00, última modificação: 23/11/2018 10h17

A premiação dos vencedores do I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Valadares (SMED) acontece na próxima quinta-feira (29), às 14h, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, campus 2 da Univale. Os preparativos seguem a todo vapor para receber os 321 medalhistas de ouro, prata e bronze, educadores, famílias, gestores e parceiros como o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Univale, FAGV, UNIPAC e Academia Valadarense de Letras que participaram de etapas do processo.

Além das medalhas, os quatro primeiros colocados em Língua Portuguesa e os quatro alunos destaques em Matemática receberão ainda, como incentivo pelo desempenho no concurso, tablets. No último dia 14, eles tiveram seus nomes e redações publicados no sítio da Prefeitura de Valadares para ampla divulgação dos resultados. O objetivo da SMED foi estimular os alunos aos estudos e melhorar o desempenho da rede.

O aluno Pedro Henrique Dias, 14, da Escola Municipal Ivo de Tassis, é medalhista de ouro em matemática. E para conquistar o resultado foi preciso muita disciplina e dedicação. “Acreditei que podia, se me dedicasse, e contei com o estímulo da professora que me ajudou a descobrir minhas potencialidades”, disse. A colega Letícia Ferreira dos Santos, 12, é medalha de bronze em matemática e o resultado ela classifica  como “gratificante”. Os dois também são alunos do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Zilda Arns (Craedi), onde aprimoram suas habilidades em matemática.

Portas abertas para novas oportunidades

Cerca de 3,3 mil alunos – entre 11 e 15 anos – do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino participaram do concurso que aconteceu em outubro. E mais que estimular o aprendizado, parceiros como o IFMG apostam que o I Concurso de Língua Portuguesa e Matemática abrirá portas para experiências e novas parcerias focadas também na qualificação do ensino da rede municipal e na aproximação da comunidade escolar com as instituições de ensino em que os alunos poderão dar sequência à sua formação.

Professora de matemática do IFMG, Francismara Fernandes Guerra, destaca que o concurso será importante para verificar pontos positivos e negativos no ensino da rede que podem ser valorizados e/ou trabalhados para avanços, a partir de novas parcerias e projetos. “A experiência do concurso é uma grande oportunidade para tornar o ensino da matemática melhor. Observamos o empenho de professores e alunos e, por meio de novos projetos, podemos trabalhar intervenções e padronizações de conteúdo  programático de matemática, além de incentivar e promover talentos, não apenas entre alunos, mas também entre os professores”, disse.

Também professor de Matemática do IFMG, Carlito Arlindo dos Santos Balbino, chamou a atenção para a importância da interação da rede com as instituições, como o Instituto Federal.

“Recebemos hoje um baixo índice de alunos da rede municipal e uma aproximação é algo importante, visto que 50% das vagas do IFMG são destinadas a escolas públicas. Por isso, apoiamos o concurso porque vimos nele uma oportunidade de não ficarmos distantes e o ganho é para todos”, avaliou.

O IFMG foi um dos principais parceiros do concurso, responsável pela elaboração, produção e correção das provas de matemática. Além disso,  é o responsável pela produção das 309 medalhas que serão entregues aos alunos vencedores da etapa de matemática. As demais instituições de ensino de Valadares, parceiras do concurso, compuseram a comissão julgadora das 90 redações de Língua Portuguesa, gênero carta aberta, com o tema “A Tecnologia na Educação Brasileira: Uso do Celular como Ferramenta Válida e Aliada no Processo de Ensino e Aprendizagem” recebidas das escolas pelo Departamento de Ensino da SMED.

Fonte:
 Secretaria de Comunicação e Mobilização Social/PMGV