Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor participa de livro que pauta o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da Geografia
conteúdo

Notícias

Professor participa de livro que pauta o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da Geografia

por Comunicação publicado: 05/07/2023 11h10, última modificação: 05/07/2023 11h18

O professor Dr. Fulvio Cupolillo, da área de Geografia do IFMG - Campus Governador Valadares, acaba de publicar o artigo Panorama da sazonalidade climática da bacia do rio Doce: subsídios à gestão das Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos no e-book Geografia: Desenvolvimento Científico e Tecnológico 4 (editora Atenas). 

O estudo, assinado em co-autoria com os pesquisadores Jean Monteiro Lima e Antônio Pereira Magalhães Júnior, apresenta a análise integrada do comportamento sazonal de elementos climáticos na bacia do rio Doce, particularmente em suas Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs), em três períodos distintos (1961-1990, 1980-2002 e 2005 a 2022). Os autores explicam que a abordagem por estações (seca e chuvosa) e por UPGRHs busca contribuir para a gestão dos recursos hídricos da bacia, auxiliar o planejamento das atividades econômicas e a prevenção de danos associados a extremos pluviométricos. 

Metodologia

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaborados balanços hídricos de cada período e as variáveis foram especializadas: temperatura média, precipitação acumulada, evapotranspiração potencial média, excedente hídrico médio, deficiência hídrica média, retirada hídrica média e reposição hídrica média. Foram utilizados dados de temperatura e precipitação de 10 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os quais foram organizados em decêndios para elaboração dos balanços hídricos climatológicos e em períodos semestrais para as espacializações.

Clique aqui para ler o artigo!