Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor ministra palestra sobre sustentabilidade para educadores da rede municipal

publicado: 18/05/2017 18h43, última modificação: 23/05/2017 09h13

O evento reuniu pedagogos e professores da Secretaria Municipal de Educação (SMED) na manhã do dia 12 de maio, no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Organizado pelas coordenadoras do projeto Escolas Sustentáveis, Flívia Ferreira e Renata Natal, o encontro teve como objetivo sistematizar e consolidar as ações na área do meio ambiente desenvolvidas pelas escolas do município.

Barony chamou a atenção do público para o problema da produção e destinação dos resíduos sólidos nas cidades. Segundo ele, no Brasil, a média de lixo produzido por habitante é de 365 kg/ano. Desse total, apenas 12 kg/ano são destinados à reciclagem. Em Governador Valadares, são coletadas cerca de 180 toneladas/dia, porém apenas 130 toneladas/mês seguem para a reciclagem.

Podemos contribuir com pequenas ações como reduzir o consumo, reaproveitar materiais ou mesmo levar o lixo doméstico até o ponto de coleta seletiva mais próximo”. E recomendou: “Caso no bairro de vocês não tenha coleta seletiva, organizem um ‘cestão’ ou algo do tipo na escola para que os alunos e moradores possam em casa separar o lixo de forma binária (orgânico e reciclável) e entregar na escola. Daí, combinem o recolhimento com a associação de catadores, a Ascanavi. Podem ter certeza que essa pequena ação já será uma atitude transformadora”.

Outras ideias apresentadas por Barony e que são desenvolvidas no campus do IFMG em Governador Valadares foram: compostagem com resto de podas e alimentos, cultivo de hortaliças, captação da água da chuva pelo telhado de algumas instalações e recuperação de áreas degradadas.

Ao final, o público pôde tirar dúvidas e compartilhar experiências. As coordenadoras do evento agradeceram a contribuição do IFMG e manifestaram interesse em estabelecer novas parcerias com a instituição.