Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do Campus é premiada em concurso literário
conteúdo

Notícias

Professora do Campus é premiada em concurso literário

por Comunicação publicado: 19/11/2020 16h29, última modificação: 19/11/2020 16h46

A poesia “Soneto da Pandemia”, de autoria da professora de Geografia Daniela Martins Cunha, do IFMG – Campus Governador Valadares, foi destaque no V Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho, promovido pela Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO). Por obter menção honrosa, a docente recebeu diploma, a medalha Gonzaga de Carvalho e teve sua poesia publicada na Antologia Literatos, editada pela entidade.

O concurso contou com participantes de vários estados do Brasil, entre eles São Paulo, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Pará, e também dos Estados Unidos. Os textos selecionados em cada categoria (poesias, contos e crônicas) foram avaliados com base nos critérios de originalidade, criatividade, qualidade técnica e respeito à limitação de páginas.

Daniela conta porque decidiu compartilhar suas reflexões sobre a pandemia com o público. “Algumas pessoas possuem diários, nos quais confidenciam seus sentimentos e emoções. O poema/a poesia é o meu diário e, por isso, nunca acreditei que estivessem aptos a serem divulgados, e muito menos a concorrerem em um concurso. Mas devido ao entusiasmo especial da Ju Pinheiro, resolvi participar e escrever sobre o momento que mais nos afligia e ainda aflige – a pandemia. Desta forma, o ‘Soneto da Pandemia’, escrito em maio deste ano atípico, visa demonstrar as inseguranças, incertezas, medos que a pandemia nos causou, especialmente em seu início, nos deixando até mesmo incrédulos sobre tudo o que nos ocorria e, consequentemente, em alguns momentos, incrédulos com nossos próprios sentimentos”.

Saiba mais!

O Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho foi criado pela Resolução nº 003, de 27 de fevereiro de 2016 da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), ocorrendo em 2020 a quinta edição. O concurso objetiva estreitar as relações lítero-culturais da entidade com o quadro social de seus membros correspondentes, estando apenas esses habilitados a participar. Conheça mais sobre o trabalho da ALTO pelo site www.letrasto.com.