Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora participou do XVI Encontro de Geógrafos da América Latina
conteúdo

Notícias

Professora participou do XVI Encontro de Geógrafos da América Latina

publicado: 04/05/2017 09h21, última modificação: 04/05/2017 09h21

Entre os dias 26 e 29 de abril de 2017 a professora Daniela Martins Cunha representou o campus Governador Valadares do IFMG no XVI Encontro de Geógrafos da América Latina ocorrido na cidade de La Paz, Bolívia. Na ocasião, juntamente com o professor Romerito Valeriano do CEFET-MG, campus Timóteo, eles apresentaram e publicaram no Anais do evento o artigo intitulado "A imigração boliviana no Brasil: um olhar além de São Paulo".

 “O evento foi um momento de integração importante com os demais profissionais da Geografia de diversas instituições de ensino não apenas dos países da América Latina como também de outros países participantes. Além disso, conhecer outro país significa se inteirar mais de sua história, cultura e, principalmente de seus aspectos geográficos, minha área de formação. Falar para o aluno do vivenciado é muito mais enriquecedor do que falar do que é conhecido apenas na teoria. E, por isso, também se encerram os eventos da Geografia com os trabalhos de campo, para que o profissional possa melhor vivenciar e experimentar o espaço desconhecido. E, no caso da Bolívia, especificamente La Paz, há em seu entorno ambientes naturais com características muito peculiares os quais puderam ser visitados, como: o Lago Titicaca, maior lago natural em volume de água da América do Sul situado na fronteira entre Bolívia e Peru, sendo considerado também o lago navegável mais alto no mundo; situada no lago, a Isla Del Sol no qual foi possível conhecer ruínas e particularidades das construções dos povos incas; o Monte Chacaltaya, pico da Cordilheira dos Andes à 5. 421m de altitude e, o Valle de La Luna, conhecido assim pela paisagem tipicamente lunar, com formação geológica e geomorfológica bem particulares. Enfim, o aprendizado foi, geograficamente, extremamente enriquecedor”.  

O Anais do evento foi entregue em CD, assim, os interessados no trabalho podem entrar em contato com a professora pelo e-mail: daniela.cunha@ifmg.edu.br

Foto participação Daniela no Egal na Bolívia em abril de 2017.jpg

registrado em: