Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Bolsa Permanência voltado a graduandos quilombolas e indígenas recebe inscrições até 30 de junho

por Comunicação publicado: 21/06/2023 11h22, última modificação: 21/06/2023 11h25

Estudantes de graduação do IFMG interessados em obter auxílio financeiro via Programa Bolsa Permanência podem se inscrever até 30 de junho, no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). O programa é voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, prioritariamente indígenas e quilombolas.

Na página do SISPB, há um manual que orienta cadastro e pode ser baixado pelos interessados.

Os estudantes que atendam aos requisitos necessários devem apresentar: autodeclaração do candidato; declaração da comunidade do candidato; declaração da Funai ou declaração da Fundação Cultural Palmares; e termo de compromisso do bolsista. Acesse no link a seguir o Anexo I - Autodeclaração.

Sobre o Programa Bolsa Permanência

O Programa Bolsa Permanência (PBP) foi instituído pela Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013. Trata-se de uma política pública voltada à concessão de auxílio financeiro a estudantes de graduação matriculados nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente indígenas e quilombolas, visando contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados e minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais.