Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Racismo é tema de estreia do projeto Diálogos em 2018
conteúdo

Notícias

Racismo é tema de estreia do projeto Diálogos em 2018

O primeiro encontro do ano acontecerá no dia 28/03, às 13h, no auditório do Campus. O evento é gratuito e aberto à comunidade externa. Venha dialogar conosco sobre esse importante tema da sociedade brasileira!
publicado: 12/03/2018 11h09, última modificação: 13/03/2018 09h11

O projeto Diálogos está de volta! O primeiro encontro de 2018 está marcado para o dia 28/03 (quarta-feira), às 13h, no auditório do IFMG - Campus Governador Valadares, e tem como tema central a discriminação racial.

A discussão será pautada no média-metragem O Xadrez das Cores (2004), do diretor Marco Schiavon. A produção traz uma história tensa e profunda sobre racismo, e ainda questões sobre pobreza, solidão, velhice, perda e superação.

Sinopse

Cida, uma mulher negra de 40 anos, vai trabalhar para Maria, uma senhora de 80 anos, viúva, sem filhos e extremamente racista. A relação entre as duas começa tumultuada, com Maria perseguindo Cida por ela ser negra. Por precisar do dinheiro, Cida atura a tudo em silêncio, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez. No elenco, Anselmo Vasconcellos, Mirian Pyres e Zezeh Barbosa.

Premiações

Em 2005, “O Xadrez das Cores” recebeu diversos prêmios: Melhor Filme Júri Popular, no Festival de Cinema de Goiás; Melhor Curta Júri Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular e Prêmio Especial, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular no Festival de Goiania; Melhor Atriz na Jornada de Cinema da Bahia e Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular, na Mostra Cine Rota 22.

Projeto Diálogos - 28/03/2018