Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede Federal promove I Seminário Nacional de Formação de Professores

Rede Federal promove I Seminário Nacional de Formação de Professores

Docentes do IFMG podem participar de evento, que será realizado em formato híbrido, entre os dias 17 e 19 de outubro, pelo Instituto Federal de Brasília.
por Comunicação publicado: 03/10/2022 16h47, última modificação: 03/10/2022 16h47

Entre os dias 17 e 19 de outubro, será realizado em Brasília o I Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal: Caminhando para a Construção de Diretrizes. A atividade faz parte da programação do Conecta IF 2022, evento híbrido (presencial com transmissão simultânea), promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

Os participantes receberão certificado e as inscrições estão abertas. Para se registrar no evento, basta acessar o link https://eventos.ifb.edu.br/

Segundo os organizadores, o seminário tem o objetivo de construir a identidade sobre a formação de professores pela Rede Federal com clareza de projeto de sociedade, de ser humano a ser formado, de educação e de currículo, que tenha desenvolvido algumas frentes de trabalho.

O primeiro passo foi a construção do documento “Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhando para a construção de diretrizes”, que busca firmar os princípios norteadores para a formação de professores numa perspectiva humana, integral e integrada, alinhados com o papel da Rede Federal. O material também inicia um diálogo crítico e reflexivo sobre os impactos da Base Nacional Comum (BNC) - Formação.

Veja a programação:

17/10/2022
13h30 Abertura
14h Mesa - Impactos da Resolução CNE/CP 02/2019
Palestrante: Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Mediadora: Luzia Mota

18/10/2022
9h Mesa - A EPT na formação inicial de professores
Palestrantes: Dante Henrique Moura e Sandra Terezinha Urbanetz
Mediadora: Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio
14h Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal EPCT: caminhando para a construção de diretrizes
Condução: GT FDE/Conif

19/10/2022
9h Mesa - A proposta pedagógica das licenciaturas: novos desafios postos pela Resolução CNE/CP 02/2019
Palestrante: Acacia Kuenzer
Mediador: Ricardo Cardozo
12h Encaminhamentos e encerramento
Condução: GT FDE/Conif

Parceria

O seminário é uma iniciativa do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE), vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Acesse o documento: Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhando para a construção de diretrizes

Fonte: Portal IFMG