Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reflexões e troca de ideias marcam a Semana da Biblioteca 2023

Reflexões e troca de ideias marcam a Semana da Biblioteca 2023

Em sua oitava edição, evento teve programação diversificada com palestra sobre adolescência, encontros do projeto "Diálogos", e exibição de curtas-metragens
publicado: 14/09/2023 20h22, última modificação: 14/09/2023 20h22

Uma celebração da pluralidade do conhecimento em suas múltiplas formas e linguagens. Assim foi a Semana da Biblioteca do IFMG - Campus Governador Valadares, que em 2023 completou sua oitava edição e se consolida como tradicional evento do calendário acadêmico da instituição.

Realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, o evento atraiu estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa. A estreia da programação se deu com a palestra “A dor e a delícia de ser adolescente”, ministrada pelo médico e professor universitário Darlan Corrêa Dias. O segundo e o terceiro dia foram dedicados a encontros em dose dupla do projeto Diálogos. O quarto dia previa uma oficina de redação, com a professora Bethânia Cunha, mas precisou ser cancelada por motivos de saúde da convidada.

Semana da Biblioteca 2023_curtas-metragensNo quinto e último dia o público foi atraído pela exibição de dois curtas-metragens brasileiros (foto), selecionados pela professora Kênia Brant (Artes). Foram eles: A Língua das Coisas (2014), inspirado na obra de Manoel de Barros, e Homens e Caranguejos, romance do renomado cientista Josué de Castro escrito em 1966 e lançado em 1967.

Confira a opinião do público sobre o evento!

Semana da Biblioteca 2023_Diálogos Drops“Participo da Semana da Biblioteca desde quando entrei no IF. Esse ano o que mais me chamou atenção foi o Diálogos AmarElo. A atividade possibilitou a exposição de ideias em defesa de negros, mulheres e a comunidade LGBTQIA+ em prol do combate ao preconceito e discurso de ódio. A Semana da Biblioteca incentiva o contato com toda a comunidade IFMG unida na promoção de melhora do indivíduo. Mais do que incentivar o contato com leitura, incentiva o contato humano e intelectual com oficinas criativas e motivadoras”. (Lourival Pedro Gomes da Silveira, aluno do 10º período de Engenharia de Produção)

Semana da Biblioteca 2023_Diálogos“A Semana da Biblioteca me trouxe muitos conteúdos diferentes. Por exemplo, quando participei da palestra tive uma nova visão sobre a adolescência. O médico [dr. Darlan Dias] abordou coisas que temos dúvidas, que às vezes reprimimos e ficamos sem entender o que realmente a gente é, o que estamos fazendo. Ele falou como o adolescente se comporta e como passa por essa fase. Outra atividade interessante foi o Diálogos. Sou voluntária do projeto e gostei bastante da visita dos estudantes da Escola Abílio Patto. Esse encontro foi incrível! Teve leitura, apresentação teatral, muita gente falando… ouvi pontos de vista bem diferentes. Eventos assim quebram a rotina da sala de aula, de muito conteúdo e teoria, que por vezes nos deixam cansados e daí nem queremos estudar coisas novas. E de uma forma muito sutil a gente aprende muita coisa nesse tipo de evento”. (Emilly de Souza Silva, aluna do 1° ano do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho)

A coordenadora do evento, a bibliotecária Rejane Oliveira, comemora o sucesso de mais uma edição e manifesta agradecimentos aos colaboradores e participantes. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que participaram da VIII Semana da Biblioteca e aos que colaboraram para que ela fosse possível”.

Saiba mais!

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, em 1980. De acordo com o documento, a data é comemorada anualmente entre os dias 23 e 29 de outubro. No último dia, também se comemora o Dia Nacional do Livro. Por questões de ajustes do Calendário Acadêmico do campus, o evento foi antecipado para o mês de agosto.

registrado em: ,