Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reflexões sobre a Mata Atlântica marcam a V Semana do Meio Ambiente

Reflexões sobre a Mata Atlântica marcam a V Semana do Meio Ambiente

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho, foram promovidas ações voltadas à preservação, sustentabilidade e educação ambiental
publicado: 20/06/2017 16h31, última modificação: 20/06/2017 16h31

Com programação diversificada composta por palestras, revitalização da lagoa, separação de resíduos da cantina, cine-debate, feira do desapego, exposição de maquetes, oficinas e mesas-redondas, o IFMG - campus Governador Valadares realizou nos dias 7, 8 e 9 de junho a quinta edição da Semana do Meio Ambiente do IFMG. “Biomas brasileiros: O (des)caso da Mata Atlântica em Governador Valadares” foi o tema deste ano.

As discussões foram conduzidas por professores do campus e também de representantes do Instituto BioAtlântica (IBIO), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Terra, Fundação Renova e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Entre o público do evento estavam alunos e servidores do Instituto, e também da comunidade externa.

Confira a seguir a opinião de alunos do 2º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente sobre o Cine-Debate Minimalismo, e as Oficinas Lixeira Viva e Fotografia Minimalista.

Não conhecia o estilo de vida minimalista. O documentário representa muito bem o cenário atual do mundo, mostrando principalmente as coisas desnecessárias que consumimos. É realmente necessário termos vários sapatos? São perguntas que nos fazem refletir e olhar para as nossas vidas.” (Mariana Ramos)

O documentário [Minimalismo] aborda um tema super relevante, mas ignorado por nós: o consumismo. O debate foi interessante e bastante construtivo. Eu cresci como pessoa, para ser sincero. A partir da conversa que tivemos pude refletir sobre meus anseios e percebi que, na verdade, eu estava querendo muito por pura falta de consciência. Com essa reflexão decidi mudar o modo como vejo as coisas, e sempre que for comprar algo vou pensar antes se aquilo é necessário ou não para mim.” (Cássio Martins)

A Semana do Meio Ambiente é de ampla importância. Instrui os alunos e os outros participantes sobre os benefícios da manutenção e preservação da natureza. Na oficina que presenciei [Lixeira Viva] foi demonstrada a facilidade e a viabilidade de pequenas ações que podem melhorar e muito a qualidade ambiental. Tenho certeza que todas as informações transmitidas melhorarão os pensamentos e as atitudes dos ouvintes.” (Letícia Fernandes Lima)

Esses dias que vivenciamos são de grande importância para os alunos, pois aprendemos não só a teoria dada em sala de aula, mas também a prática. A Semana do Meio Ambiente oferece uma diversidade de atividades para os participantes e isso é muito benéfico para o aprendizado dos alunos.” (Leandro Cícero da S. Barbosa)