Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reflexões sobre redução da desigualdade racial marcam Semana da Consciência Negra
conteúdo

Notícias

Reflexões sobre redução da desigualdade racial marcam Semana da Consciência Negra

publicado: 13/11/2017 07h30, última modificação: 13/11/2017 09h21

Com o tema "Negritude e racismo no Brasil: políticas de ações afirmativas", o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFMG -  Campus Governador Valadares promoveu mais uma edição da Semana da Consciência Negra. O evento, realizado entre os dias 08 e 10 de novembro, contou com palestras, mesa-redonda, cine debate e roda de conversa nos turnos matutino e noturno.

O evento contou com a participação de quatro palestrantes externos e do coordenador do NEABI, Giulliano Sousa. De acordo com Sousa, a Semana da Consciência Negra de 2017 teve como objetivo principal "discutir o papel das políticas de ações afirmativas na redução das desigualdades raciais, diante de um cenário político atual de profundos cortes nos programas sociais e ataque às ações afirmativas adotadas nas duas últimas décadas".

Para o escritor e palestrante Sávio Tarso da Silva, as ações afirmativas, que deveriam se chamar "reações afirmativas", são muito importantes para corrigir disparidades históricas entre negros e brancos numa sociedade com forte herança escravista e racismo latente. Segundo Sávio, as "cotas raciais não são permanentes, eles acabarão quando se igualarem o acesso de negros e brancos ao ensino superior público".

Além do debate referente às ações afirmativas, foram realizadas atividades sobre as religiões de matriz africana, racismo e injúria racial nas redes sociais e o racismo contra as mulheres negras.

Participaram do evento dezenas de estudantes dos cursos técnicos e superiores do Campus.