Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria Itinerante: servidores e estudantes participam de reunião com gestão do IFMG

por Comunicação publicado: 06/10/2022 13h46, última modificação: 06/10/2022 15h00

Pela segunda vez em 2022, o IFMG - Campus Governador Valadares recebeu o projeto Reitoria Itinerante, ação que tem por objetivo ampliar o diálogo e a transparência, identificar demandas e promover a integração entre as unidades do IFMG.

A visita ocorreu na tarde do dia 28 de setembro. A recepção foi feita pelo diretor Geral do Campus, prof. Willerson Custódio Silva, e demais diretores e coordenadores de setor. Integraram a comitiva de gestores do IFMG o reitor, prof. Kléber Gonçalves Glória, o Pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição, o Pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes Rosa Junior, a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Olímpia de Sousa Marta, a chefe de Gabinete, Ângela Rangel Ferreira Tesser, o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Substituto, Tiago Simão Ferreira, o Pró-reitor de Ensino Substituto, Mário Luiz Viana Alvarenga, e o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo César Lourenço da Silva.

A primeira atividade da Reitoria Itinerante foi a reunião com os gestores locais. Assuntos diversos estiveram em pauta, entre eles a estruturação dos cursos técnicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de cursos na modalidade de ensino à distância (EaD). As dificuldades orçamentárias enfrentadas na atualidade pela Rede Federal também foram discutidas. “Entre as unidades do IFMG, o Campus GV tem um dos menores orçamentos. Entretanto, por um grande esforço da equipe de gestão e dos demais servidores, temos conseguido obter bons resultados no que se refere à melhoria da estrutura física e, especialmente, na prestação de serviço de qualidade à comunidade”, argumentou o diretor Geral, Willerson Silva.

Reitoria Itinerante Campus GV_28out22_foto 02Os diretores de Ensino, prof. Tonimar Senra, e de Administração e Planejamento, Peter Souza, ressaltaram a necessidade de ampliação do espaço físico do campus, principalmente de mais salas de aulas, pois o quantitativo de alunos da instituição tem se ampliado consideravelmente. Os gestores argumentaram que com a integralização dos cursos tem ficado cada vez mais difícil fazer a gestão dos ambientes de modo a comportar todas as atividades.

A demanda foi recebida com atenção pelos gestores da Reitoria. “A parceria com o campus Governador Valadares sempre foi muito boa. Queremos continuar dialogando e dando encaminhamentos concretos às necessidades de vocês por meio de projetos bem dimensionados e estruturados. É importante estabelecer um cronograma de trabalho para fazermos com que essa demanda se efetive e gere os benefícios necessários para a comunidade acadêmica”, pontuou o reitor.

Diálogo com servidores

O segundo momento ocorreu no auditório e foi dedicado ao diálogo com os docentes e técnicos-administrativos. Resumidamente, os gestores da Reitoria atualizaram os servidores sobre as principais ações administrativas e gerenciais que estão em desenvolvimento, entre elas: editais internos para estruturação de cursos EaD, o fortalecimento da Plataforma +IFMG, o trabalho da Rádio Web +IFMG e da Editoria IFMG, e também sobre o Programa de Gestão do teletrabalho.

Os servidores da Secretaria Acadêmica fizeram questionamentos sobre o módulo Educacional do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap), com destaque para a emissão do diploma digital. Já coordenadores de cursos superiores aproveitaram para se atualizarem sobre o processo de curricularização da extensão que passa a valer para as turmas ingressantes em 2023.

Na oportunidade, foi feita a entrega das placas do Prêmio Mérito Extensionista 2021 pelo pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes. Pelo Campus GV foram premiadas a professora Vânia Guimarães, na categoria “Destaque Local” pelo projeto “Avaliação da qualidade de vida no trabalho docente durante a pandemia”, e à jornalista Fernanda de Melo Felipe da Silva, na categoria “Destaque Proex” pela divulgação do Programa +IFMG.

Momento estudantil

Paralelamente ao encontro no auditório, o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, e o Pró-reitor de Ensino Substituto, Mário Alvarenga,  reuniram-se com estudantes de cursos técnicos e superiores. Conversaram sobre o processo de permanência e êxito dos discentes do Campus, ações para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo oportunidades de monitoria. Estiveram em pauta também programas de incentivo de esporte e lazer, a relação dos estudantes com o ambiente de estágio, e os benefícios da flexibilidade da grade curricular e do aproveitamento de disciplinas em turmas e cursos distintos.

Sobre a Reitoria Itinerante

O projeto tem como proposta estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local dos campi, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto.

registrado em: ,