Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do IFMG, autoridades e comunidade acadêmica prestigiam inauguração das obras do Campus
conteúdo

Notícias

Representantes do IFMG, autoridades e comunidade acadêmica prestigiam inauguração das obras do Campus

Com a conclusão das obras, usuários passam a contar com espaço físico mais inclusivo e organizado. Entre as melhorias estão drenagem pluvial e pavimentação das vias, calçadas, piso tátil, rampas de acesso e galerias de drenagem.
por Comunicação publicado: 17/08/2023 21h58, última modificação: 20/08/2023 10h31

Em solenidade festiva ocorrida no dia 11 de agosto - Dia do Estudante -, foi inaugurada oficialmente a segunda etapa da obra de Infraestrutura e Urbanização do IFMG - Campus Governador Valadares. As melhorias no espaço físico do Instituto contemplaram: drenagem pluvial de todas as vias, pavimentação integral com infraestrutura de apoio como calçadas, guias, piso tátil, rampas de acesso, galerias de drenagem e demarcação das vagas de estacionamento.

A transformação estrutural realizada no Campus se converte, na prática, em mais inclusão, acessibilidade, segurança e bem-estar para uma melhor prestação de serviço a todos os usuários. A obra integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMG, do período de 2019 a 2023. O investimento totaliza cerca de R$970 mil, tendo sido viabilizado por meio de recursos próprios e emendas parlamentares diversas.

Realizada no auditório, a cerimônia contou com a participação de dirigentes da Reitoria e de alguns campi do IFMG, além de autoridades locais, servidores, estudantes, egressos e pessoas da comunidade.

Compuseram a mesa de honra representando o Campus GV o diretor Geral, professor  Willerson Custódio da Silva, o diretor de Ensino e diretor Geral eleito, professor Tonimar Domiciano Arrighi Senra, e o diretor de Administração e Planejamento, Peter Franklin  Ribeiro de Souza. E também o diretor Geral do Campus Bambuí e reitor eleito do IFMG, professor  Rafael Bastos Teixeira, o pró-Reitor de Administração e Planejamento do IFMG, Leandro Antônio da Conceição, e o deputado federal Leonardo Monteiro.

Autoridades locais prestigiaram o evento, como o vereador Jamir Calili, e o diretor Geral do Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), prof. Ângelo Denanai. Pelo IFMG Campus Ipatinga, marcaram presença o diretor Geral, prof. Alex de Andrade, e o diretor de Ensino e diretor Geral eleito, prof. Márcio Takeshi. O Campus São João Evangelista se fez presente com o diretor Geral, professor José Roberto de Paula, o diretor de Ensino, prof. Edmar Geraldo de Oliveira, e o técnico de Laboratório Valdevino Pereira da Silva.

Agradecimentos e novos projetos

Em seu pronunciamento, prof. Willerson manifestou seu contentamento pela execução de mais um importante projeto estrutural para a instituição. “O sentimento que reflete este dia tão especial é alegria, por conseguirmos entregar à comunidade acadêmica essa obra que será tão relevante para a continuidade do avanço de nosso Campus, bem como de todo o IFMG”. O dirigente reconheceu o esforço de muitos para que o projeto se tornasse realidade. “Nossos agradecimentos à Reitoria do IFMG, aos colegas diretores de outros campi, aos membros da gestão do Campus e demais servidores envolvidos no processo, aos estudantes que cobraram por melhorias e nos incentivaram a trabalhar com afinco, aos parlamentares e assessores pela articulação e apoio financeiro, em especial o deputado federal Leonardo Monteiro e sua assessora Tarciana Amaral”.

O reitor eleito do IFMG destacou a importância da educação como mola propulsora de transformação da sociedade. “É sempre muito importante investir na educação. Então, toda unidade que cresce, ou que tem uma inauguração de qualquer área, se está, na verdade, fortalecendo mais uma instituição de ensino. E se você fortalece uma instituição de ensino, fortalece uma política de educação pública, fortalece a visão de que a educação transforma vidas, e ela transforma vidas mesmo, e isso é importante! Esse momento para nós, enquanto Instituto Federal, representa mais um passo no nosso crescimento, numa região que tem uma grande demanda”. Prof. Rafael garantiu diálogo permanente e apoio aos campi da região Leste durante seu mandato. “A gente vai estar trabalhando junto para que realmente [a região] possa avançar. Contem com a gente [na Reitoria], vamos ter bons representantes conosco lá. E tenho certeza que daremos passos importantes. Quero, durante o nosso mandato, voltar várias vezes ao Campus de Governador Valadares para conversar com a comunidade”.

O Pró-reitor de Administração e Planejamento, em sua fala, lembrou as dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica na estruturação do Campus GV, iniciada pelos idos de 2009. “Quero externar minha felicidade pelas pessoas que aqui estão, que fazem dessa unidade uma das mais belas do IFMG. A gente começou com muito alagamento, ônibus atolados, e muita reclamação. E hoje a gente pode celebrar esse dia com vocês”. Leandro elencou obras executadas durante a gestão do reitor do IFMG, prof. Kléber Gonçalves, e do diretor geral prof. Willerson Silva, como a finalização da obra do ginásio, o modular que abriga a nova Biblioteca, a reforma dos prédios de Ensino e Administrativo, e as obras de infraestrutura e urbanização (etapas I e II). Na oportunidade, anunciou projetos que estão por vir. “Nosso reitor eleito tem aí um desafio e vai contar com nosso apoio, dentro das ações de gestão de não só entregar, esse ano ainda, a ampliação da Cantina, que é um projeto discutido há um ano com o Campus, mas também vamos trabalhar firmemente para o início do projeto do bloco didático II”, garantiu.

Fechando as falas das autoridades da mesa de honra, o deputado Leonardo Monteiro reforçou que a educação é e seguirá sendo pauta prioritária em seu mandato, e compartilhou sua satisfação em ver o Campus GV avançar após tantos problemas enfrentados no início das atividades. “Este Campus é mais especial ainda para nós, pela sua história, as dificuldades para ele surgir e chegar a esse ponto que está hoje. Quero, então, dizer da minha alegria e satisfação de estarmos hoje em um campus bem organizado, lógico que tem muita coisa ainda para fazer, mas sem dúvida já avançou e muito. Nosso mandato segue à disposição da instituição”.

A solenidade foi encerrada com o descerramento da placa de inauguração, localizada no gramado em frente ao prédio de Ensino. Em seguida, os participantes foram convidados  para um coquetel.