Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Resultados de estudo sobre a poluição sonora na área central da cidade são publicados em livro

por Comunicação publicado: 24/02/2021 08h21, última modificação: 24/02/2021 09h50

Avaliar os níveis de ruído na área central da cidade gerada pela circulação de veículos e o desconforto percebido pelos transeuntes foram os objetivos de uma pesquisa que acaba de ser publicada no livro Educação Digital e Cidadania: Pesquisas e Práticas Contemporâneas, da editora Científica Digital.

O trabalho é de autoria do egresso Gutembergue Costa de Carvalho Filho, à época estudante do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMG – Campus Governador Valadares e beneficiário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para o desenvolvimento do trabalho, o estudante contou com a orientação da professora de geografia Daniela Martins Cunha e o apoio do servidor Jaider Taveira, técnico do laboratório de Segurança do Trabalho do Campus.

Resultados

Com base nos dados coletados em quatro cruzamentos do centro da cidade, o estudo constatou que a poluição sonora nesses pontos estava acima do recomendado. E que a principal fonte geradora do barulho é proveniente dos ônibus urbanos e dos escapamentos do tipo kadron. “Em todos os horários e pontos de coleta de dados os valores máximos dos ruídos ficaram acima de 80 decibéis (dBA), e os médios acima de 65 dBA, ambos considerados prejudiciais à saúde auditiva. De acordo com os transeuntes entrevistados, o principal sintoma decorrente da exposição ao barulho do trânsito é a cefaleia (dor de cabeça)”, explica Gutembergue.

Acesse o artigo e confira outros detalhes da pesquisa.