Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atendimento Encceja é retomado de forma, exclusivamente, online

Atendimento Encceja é retomado de forma, exclusivamente, online

Saiba como solicitar sua Declaração Parcial de Proficiência ou seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
publicado: 12/02/2021 10h07, última modificação: 25/02/2021 10h00

Os participantes que se submeteram ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e obtiveram pontuação mínima para aprovação nas áreas de conhecimento, de acordo com seus respectivos editais, já podem solicitar sua Declaração Parcial de Proficiência ou seu Certificado de Conclusão do Ensino Médio, caso tenham optado pela Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares.

Informamos que em razão da pandemia, a Portaria nº 358 de 17 de março de 2020 suspendeu, a partir do dia 18/03/2020, as aulas presenciais e o atendimento ao público, também presencial, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por tempo indeterminado. Nesse sentido, o atendimento dos participantes será de forma remota. Não haverá, neste momento, atendimento telefônico, nem presencial no Campus.

Etapas para realização deste serviço:

1 - Consultar Resultados Obtidos no Exame

Para consultar seu resultado e verificar se obteve a pontuação necessária para Conclusão do Ensino Médio, ou para Declaração Parcial de Proficiência em alguma área do conhecimento, o candidato que se submeteu ao ENCCEJA deve acessar a Página do Participante do INEP/MEC, com seu CPF e senha.

Para ter direito a certificação de conclusão do Ensino Médio, o participante tem que obter nota mínima de 100 pontos nas quatro provas objetivas e, pelo menos, 5 pontos na redação. Já para a Declaração Parcial de Proficiência, o participante deve obter nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

2- Solicitar Certificado de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência

O candidato deve solicitar seu Certificado de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência pelo e-mail institucional encceja.gv@ifmg.edu.br da Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares.

O candidato deve colocar no título do e-mail seu nome completo e sua solicitação por ano (ex: José da Silva/Certificação Encceja 2018) e anexar ao e-mail os documentos exigidos.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

O candidato deverá enviar ao e-mail encceja.gv@ifmg.edu.br da Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares os seguintes documentos digitalizados:

1. Formulário de Solicitação, disponível AQUI.
    - O candidato deverá imprimir o formulário, realizar seu preenchimento manualmente e digitalizá-lo.

2. Carteira de identidade (ou outro documento oficial com foto, recente);

3. CPF (Cadastro de Pessoa Física) ;

4. Extrato de desempenho do estudante no ENCCEJA

Para efeito de certificação de conclusão do ensino médio é permitido o aproveitamento das Declarações Parciais de Proficiência obtidas:

a. Nas edições do Encceja realizadas no exterior a partir de 2011 (ensino médio);

b. Nas edições do Enem de 2009 a 2016 (ensino médio);

c. Nas edições do Encceja Nacional realizadas a partir de 2017 (ensino médio); e

d. Nas edições do Encceja PPL realizadas a partir de 2017.

Observação: o aproveitamento é somente se o IFMG for a última instituição na qual o candidato obteve aproveitamento.

3 - Aguardar análise da Unidade Certificadora

A Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares irá verificar os documentos e as informações enviadas pelo candidato, analisar os resultados do solicitante, efetuar o registro no sistema e enviar ao mesmo e-mail do candidato sua Declaração Parcial de Proficiência ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio pelo Encceja.

4 – Receber a Declaração de Conclusão ou Declaração Parcial de Proficiência

Após confirmação de todos os documentos e informações necessárias, a Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares terá o prazo de até 90 dias (prazo flexível) para enviar, ao mesmo e-mail utilizado pelo candidato para realizar a solicitação, a Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência.

No caso da Declaração Parcial de Proficiência, o solicitante obterá o mesmo documento que receberia em um atendimento presencial, mas em versão digital.

Já no caso da certificação de conclusão do ensino médio, como o IFMG Campus Governador Valadares não possui processo de certificação digital, o solicitante receberá a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, que tem o mesmo valor do certificado enquanto este estiver sendo confeccionado e/ou não puder ser retirado em razão da pandemia.

A Unidade Certificadora IFMG - Campus Governador Valadares irá armazenar o Certificado de Conclusão em seus arquivos e, quando do retorno de suas atividades presenciais, o candidato poderá solicitar a retirada deste documento.

Outras informações

• Diante do contexto excepcional, com a suspensão do atendimento presencial das atividades do IFMG - Campus Governador Valadares, imposto pela pandemia do COVID-19, as solicitações deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail institucional encceja.gv@ifmg.edu.br da Unidade Certificadora, anexando ao e-mail os documentos exigidos. Não haverá atendimento telefônico, nem presencial no Campus.