Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Ciência e Tecnologia 2020 alcança público recorde

Semana da Ciência e Tecnologia 2020 alcança público recorde

Realizado ao longo desta semana, evento integrado e virtual contou com mais de 9 mil inscrições. Cerimônia de encerramento teve premiação a projetos de ensino, pesquisa e extensão.
publicado: 23/10/2020 15h08, última modificação: 23/10/2020 15h08

Cento e oito atividades diferentes, para as quais houve 9,6 mil inscrições e quase 3,5 mil participantes, entre alunos, ex-alunos, comunidade externa e servidores. Esses são alguns números da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano estreou em formato virtual e integrado no IFMG. O evento envolveu todas as unidades da instituição no período de 20 a 22 de outubro, com transmissões via Youtube, Meet e Teams. Quase todas as atrações contaram com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o prof.  Virgil Almeida, integrante da Comissão de Tecnologia da SNCT, houve participantes de mais de 200 cidades distintas, nos estados de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro , São Paulo, Goiás, Amapá, Paraná, Mato Grosso e no Distrito Federal. Apenas nas transmissões em tempo real no canal oficial do Youtube, foram cerca de 3 mil espectadores - segundo o professor, o público das atividades locais ainda está sendo contabilizado, sendo que alguns campi têm ações previstas nesta sexta-feira, dia 23, a exemplo de Ouro Preto e Ponte Nova.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Fernando Braga, revela que os números superaram as expectativas: "Ficamos surpresos com a quantidade de participantes e com a qualidade das nossas interações com a comunidade". O gestor considera que o tema "Inteligência Artificial" contribuiu para discussões estimulantes, permeando variados campos do conhecimento.

Números da SNCT 2020
108 atividades oferecidas
149 convidados/facilitadores
9.611 inscrições em atividades
2.572 estudantes do IFMG
314 servidores
41 egressos
506 pessoas da comunidade externa
180 instituições/campi diferentes
145 pitchs de projetos científicos e extensionistas
54 mil visualizações no Youtube
18 mil curtidas

Pitchs premiados

Durante a cerimônia de encerramento, na noite de 22 de outubro, foram anunciados os pitchs premiados da Sessão de Apresentação de Trabalhos, que teve 145 projetos de Ensino, Pesquisa/Inovação e Extensão inscritos. Trinta e três deles, distribuídos em 11 categorias, foram contemplados, por mérito científico e divulgação, conforme critérios descritos em nota técnicaConfira a lista da classificação em cada categoria - os três primeiros receberam prêmios.

O encerramento contou, ainda, com apresentações culturais de alunos dos campi Ibirité, Ouro Branco, Ribeirão das Neves e São João Evangelista. "Esse evento mostrou o Instituto trabalhando junto e fizemos bonito. Fica um saldo mais que positivo e o orgulho de ser IFMG, uma instituição jovem, já muito relevante no cenário da educação brasileira", destaca Fernando Braga.

Assista a cerimônia de encerramento

Fonte: Portal IFMG