Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Discussões sobre educação antirracista marcam a Semana da Consciência Negra 2023

publicado: 07/12/2023 14h25, última modificação: 12/12/2023 08h53

Entre os dias 21 e 23 de novembro realizou-se no IFMG Campus Governador Valadares mais uma edição da Semana da Consciência Negra (SCN). Neste ano, a 8ª SCN discutiu a educação antirracista no país por meio de uma diversificada gama de atividades, como roda de conversa, mesa-redonda, palestra e oficina. As atividades envolveram mais de 300 estudantes dos cursos técnicos e superiores da instituição. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) Local em parceria com o Setor de Assuntos Estudantis (núcleos de assistência social e psicologia) e o projeto Diálogos, coordenado pelo professor Wanderson Santos. A 8ª SCN fez parte da a III Semana Integrada da Consciência Negra do IFMG, que reuniu 11 campi sob o tema “Cotas para quê? Cotas para quem?”.

O evento contou com a presença de convidados externos e de movimentos sociais da cidade, como os coletivos Deck GV e Abayomi. Segundo Virgílio Resende, presidente da comissão de organização da SCN 2023, "é muito gratificante ver o evento chegar a sua oitava edição, contribuindo para que a formação dos estudantes do IFMG Campus Governador Valadares seja mais do que uma formação técnica, mas também humanista e socialmente engajada", avaliou.

Para Giulliano Sousa, vice-coordenador do NEABI-GV, o evento foi um sucesso. “A realização da SCN durante praticamente o oitavo ano consecutivo aponta não só a sua institucionalização, como o persistente esforço do IFMG-GV em discutir temas tão caros à sociedade brasileira, como o racismo, as relações étnico-raciais e as políticas de ações afirmativas”.
-------------------
Texto: Giulliano Sousa e Virgílio Resende (membros NEABI-GV)
Edição jornalística: Fernanda de Melo Felipe da Silva