Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG-GV é parceiro da Univale em seminário que debate os desastres da mineração
conteúdo

Notícias

IFMG-GV é parceiro da Univale em seminário que debate os desastres da mineração

publicado: 28/10/2019 12h14, última modificação: 28/10/2019 12h14

No dia 5 de novembro faz quatro anos do rompimento da barragem de Fundão, evento que desencadeou o desastre da Vale/BHP/Samarco que atinge, até os dias de hoje, a Bacia do Rio Doce. A Univale de Governador Valadares, MG, promove a quarta edição do Seminário Integrado do Rio Doce (4º SIRD), entre os dias 6 e 8 de novembro, em parceria com a UFJF, IFMG, Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce e a Rede Terra Água, associados a outras organizações públicas e do terceiro setor. 

O evento reunirá pesquisadores, estudantes e atingidos para discutir os quatro anos do desastre da Vale/BHP/Samarco que atingiu Minas Gerais e o Espírito Santo.  O Seminário é aberto ao público em geral. Inscrições podem ser feitas até 05/11 pelo link forms.gle/8zbXQ97pjVQcZbzx7. 

O primeiro dia, 06/11, é dedicado ao diálogo com os atingidos, para avaliar a situação depois de quatro anos e discutir o papel dos diferentes atores envolvidos com as medidas de compensação e reparação.  Pela manhã e tarde, as atividades acontecerão no bairro São Tarcísio, às margens do rio Doce, local onde nasceu a cidade de Valadares. Às 19 horas, no Centro Cultural do Campus 2 da Univale 2, ocorre a abertura oficial e a conferência da Procuradora Annelise Steigleder, especialista na questão da desterritorialização provocada pelos desastres. 

No dia 7/11, quinta-feira, todas as atividades serão no Campus 2 da Univale, tendo pela manhã um painel para debater  os rumos das pesquisas e ações de enfrentamento dos desastres minerários; à tarde um quatro grupos de diálogo discutindo diferentes temas relacionados com os e na parte da noite um painel com renomados pesquisadores, para debater as estratégias corporativas da Vale S.A e do neoextrativismo global. 

O terceiro e último dia do evento será aberto, às 9h, com a mesa-redonda “Do Rio Doce ao Velho Chico”, no qual se discutirá os diferentes aspectos envolvendo os impactos dos desastres. Na parte da tarde acontece um dos momentos mais aguardados, o painel sobre a qualidade da água. Em seguida ocorre a reunião com objetivo de discutir e aprovar a Carta de Valadares, com recomendações para as políticas de enfrentamento do desastre e para o direcionamento das pesquisas. 

A programação, a relação dos promotores e local para inscrição estão disponíveis na página da Univale no site www.univale.br/sird. Outras informações podem ser obtidas no site da Univale ou pelo e-mail sird@univale.br.